A RELAÇÃO ENTRE A ANEMIA FERROPRIVA NA INFÂNCIA E SEU IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO FÍSICO E COGNITIVO DE CRIANÇAS ENTRE A 1ª E A 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

Publicado em 03/02/2025 - ISBN: 978-65-272-1157-0

Título do Trabalho
A RELAÇÃO ENTRE A ANEMIA FERROPRIVA NA INFÂNCIA E SEU IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO FÍSICO E COGNITIVO DE CRIANÇAS ENTRE A 1ª E A 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores
  • Thauane Barcelos Santos
  • Ana Cristina
Modalidade
Revisão Integrativa ou Revisão Sistemática
Área temática
Ciências da Saúde
Data de Publicação
03/02/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simposio-de-iniciacao-cientifica-uninassau-cacoal-507116/1035336-a-relacao-entre-a-anemia-ferropriva-na-infancia-e-seu-impacto-no-desenvolvimento-fisico-e-cognitivo-de-criancas-
ISBN
978-65-272-1157-0
Palavras-Chave
Anemia ferropriva, Desenvolvimento infantil, Suplementação de ferro.
Resumo
A anemia ferropriva é uma condição hematológica que ocorre devido à deficiência de ferro no organismo, o que leva a redução na produção hemoglobina e compromete a capacidade do sangue de transportar oxigênio para os tecidos. Esta condição é comum na infância, pois o crescimento acelerado nesta fase aumenta a demanda por esse nutriente, com isso a criança pode ter um impacto significativo no crescimento e no desenvolvimento das habilidades cognitivas, comportamentais e motoras. Com isso o objetivo desse estudo foi realizar uma revisão bibliográfica integrativa sobre a relação da anemia ferropriva na infância e seu impacto no desenvolvimento físico e cognitivo de crianças entre a 1ª e a 5ª série do ensino fundamental. Este estudo foi realizado no período de abril a setembro de 2024, com artigos científicos, teses e monografia, em portugues e inglês, publicados nos últimos dez anos, sendo eles de 2014 a 2024, por meio da base de pesquisa científica Google Acadêmico, Scielo Brasil e PubMed, com a utilização das palavras-chave “anemia ferropriva”, “desenvolvimento infantil” e “suplementação de ferro”. Desta forma, foram incluídos os artigos relevantes ao estudo e realizado método de exclusão para artigos que apresentavam mais de dez anos a partir da data de publicação, bem como para aqueles que não continham informações relevantes ao tema em estudo. Com isso foi possível ter como resultado que a população que possui prevalência de anemia ferropriva tende a ter uma menor atenção e responsividade. Desta forma foi possível concluir a importância de estratégias de fortalecimento para programas preventivos de educação nutricional e suplementação de ferro.
Título do Evento
Simpósio de Iniciação Científica - UNINASSAU CACOAL
Cidade do Evento
Cacoal
Título dos Anais do Evento
Simpósio de Iniciação Científica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Thauane Barcelos; CRISTINA, Ana. A RELAÇÃO ENTRE A ANEMIA FERROPRIVA NA INFÂNCIA E SEU IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO FÍSICO E COGNITIVO DE CRIANÇAS ENTRE A 1ª E A 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL.. In: Simpósio de Iniciação Científica. Anais...Cacoal(RO) UNINASSAU CACOAL, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simposio-de-iniciacao-cientifica-uninassau-cacoal-507116/1035336-A-RELACAO-ENTRE-A-ANEMIA-FERROPRIVA-NA-INFANCIA-E-SEU-IMPACTO-NO-DESENVOLVIMENTO-FISICO-E-COGNITIVO-DE-CRIANCAS-. Acesso em: 08/11/2025

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