TRAJETÓRIAS DE DESENVOLVIMENTO E O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR COMO MARCO DE VIDA EM JOVENS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE MIRACEMA DO TOCANTINS

Publicado em 12/07/2023 - ISBN: 978-85-5722-845-0

Título do Trabalho
TRAJETÓRIAS DE DESENVOLVIMENTO E O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR COMO MARCO DE VIDA EM JOVENS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE MIRACEMA DO TOCANTINS
Autores
  • Ana Caroline Alves Dos Santos
  • Antônia Beatriz Carvalho Rodrigues
  • José Bryan Gomes de Oliveira
  • DANIELE VASCO SANTOS
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
EDUCAÇÃO
Data de Publicação
12/07/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simposio-compromisso-social/634969-trajetorias-de-desenvolvimento-e-o-acesso-ao-ensino-superior-como-marco-de-vida-em-jovens-de-escolas-publicas-de-
ISBN
978-85-5722-845-0
Palavras-Chave
Palavras chaves: Acesso ao Ensino Superior. Trajetórias de Desenvolvimento. Extensão universitária. Interseccionalidade.
Resumo
Este trabalho tem como objetivo relatar uma ação extensionista voltada aos estudantes de ensino médio de escolas públicas, no contexto do curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins – Campus Miracema, em uma perspectiva interseccional e antirracista. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, na modalidade relato de experiência, o qual apresenta as ações de intervenção grupal, desenvolvidas por meio do tripé ensino-pesquisa-extensão. O trabalho aborda a democratização do acesso ao ensino superior, no contexto da trajetória de desenvolvimento na transição para a idade adulta jovem, destacando a função das políticas afirmativas. A metodologia utilizada elegeu a produção de conteúdos em áudios em torno da temática e sua utilização em rodas de conversa com estudantes de escolas públicas. Como resultados principais tem-se a identificação de diversos aspectos relativos ao ingresso de jovens miracemenses no ensino superior, permitindo uma aproximação maior com suas realidades e entendendo as barreiras por eles enfrentadas, sobretudo as que dizem respeito aos marcadores sociais da diferença que atravessam a constituição subjetiva desses jovens, sobretudo, classe e raça. Por fim, conclui-se que o desenvolvimento da ação contribui tanto para a maior aproximação entre universidade e comunidade, assim como para a formação em Psicologia fundada no comprometimento ético e político com o enfrentamento e a superação de desigualdades sociais, raciais e de gênero.
Título do Evento
IV Simpósio Nacional Psicologia e Compromisso Social - 2023
Título dos Anais do Evento
Anais do IV Simpósio Nacional Psicologia e Compromisso Social - 2023
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Ana Caroline Alves Dos et al.. TRAJETÓRIAS DE DESENVOLVIMENTO E O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR COMO MARCO DE VIDA EM JOVENS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE MIRACEMA DO TOCANTINS.. In: Anais do IV Simpósio Nacional Psicologia e Compromisso Social - 2023. Anais...Sao Paulo(SP) ONLINE, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simposio-compromisso-social/634969-TRAJETORIAS-DE-DESENVOLVIMENTO-E-O-ACESSO-AO-ENSINO-SUPERIOR-COMO-MARCO-DE-VIDA-EM-JOVENS-DE-ESCOLAS-PUBLICAS-DE-. Acesso em: 13/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes