SENTIDOS E TRAJETÓRIAS NA FORMAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

Publicado em 12/07/2023 - ISBN: 978-85-5722-845-0

Título do Trabalho
SENTIDOS E TRAJETÓRIAS NA FORMAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
Autores
  • Angélica de Souza Lima
  • Juliana da Silva Nóbrega
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
EDUCAÇÃO
Data de Publicação
12/07/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simposio-compromisso-social/626798-sentidos-e-trajetorias-na-formacao-do-curso-de-licenciatura-em-educacao-do-campo-na-universidade-federal-de-rondo
ISBN
978-85-5722-845-0
Palavras-Chave
Psicologia; Amazônia; ensino superior
Resumo
Entendendo a importância do compromisso da psicologia com as lutas dos movimentos sociais do campo que historicamente sofrem com fatores de descaso e falta de acesso as políticas públicas, esse estudo teve como objetivo conhecer os sentidos e as trajetórias de estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Rondônia. Através da perspectiva do construcionismo, foram realizadas observações participantes, um grupo focal e duas entrevistas narrativas. Os estudantes apresentaram satisfação por estarem em uma universidade pública e pretendem retornar para as comunidades, promovendo uma escolarização crítica e correspondente com a realidade local. A pedagogia da alternância favorece essa entrada mantendo o modo de vida e trabalho camponês, inserindo-a no cotidiano acadêmico. Contudo a vivência no espaço universitário é atravessada por preconceitos relacionados à estigmas ao público camponês e a falta de políticas para a permanência estudantil, o que levou a criação de uma associação dos estudantes. Os relatos destacaram a realidade da questão agrária no país, como despejos, violências e falta de políticas, mas também evidenciou o modo de vida camponês, a vivência comunitária, relações de trabalho, contato com a terra e a participação nos movimentos sociais, como elementos da cultura e identidade camponesa no combate ao sistema urbanocêntrico. Diante disso considera-se que a educação do campo é um importante segmento dentro das lutas pela permanência na terra e no acesso a políticas públicas e convoca contribuições da psicologia em sua práxis profissional, reconhecendo o campo como plural e valorizando suas singularidades.
Título do Evento
IV Simpósio Nacional Psicologia e Compromisso Social - 2023
Título dos Anais do Evento
Anais do IV Simpósio Nacional Psicologia e Compromisso Social - 2023
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LIMA, Angélica de Souza; NÓBREGA, Juliana da Silva. SENTIDOS E TRAJETÓRIAS NA FORMAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA.. In: Anais do IV Simpósio Nacional Psicologia e Compromisso Social - 2023. Anais...Sao Paulo(SP) ONLINE, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simposio-compromisso-social/626798-SENTIDOS-E-TRAJETORIAS-NA-FORMACAO-DO-CURSO-DE-LICENCIATURA-EM-EDUCACAO-DO-CAMPO-NA-UNIVERSIDADE-FEDERAL-DE-RONDO. Acesso em: 22/06/2025

Trabalho

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