O FAZER DOCENTE E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: O ETHOS DISCURSIVO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA DA ESCOLA BÁSICA

Publicado em 25/08/2021 - ISBN: 978-65-5941-300-3

Título do Trabalho
O FAZER DOCENTE E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: O ETHOS DISCURSIVO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA DA ESCOLA BÁSICA
Autores
  • Sandro Luis
Modalidade
Resumo
Área temática
Linguística - Análise do Discurso e Ensino
Data de Publicação
25/08/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/siminternacional/342258-o-fazer-docente-e-as-tecnologias-digitais--o-ethos-discursivo-do-professor-de-lingua-portuguesa-da-escola-basica
ISBN
978-65-5941-300-3
Palavras-Chave
Discurso; Ensino; Tecnologias Digitais.
Resumo
É inegável que a pandemia COVID-19 desencadeou uma série de reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem, sobretudo no que diz respeito à (não) inserção das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem - da educação infantil à superior. Esta comunicação objetiva apresentar um estudo sobre a constituição do ethos discursivo do professor de língua portuguesa da escola básica - ensino fundamental II e ensino médio - de uma escola pública estadual da região da grande São Paulo - estudo de caso, considerando a interface tecnologias digitais e ensino de leitura. A partir dos estudos de Maingueneau (2015, 2020) sobre discurso, cenografia e ethos discursivo, conciliados com os estudos sobre letramentos digitais (Coscarelli, 2016; Dudeney, Hocly e Pegrum, 2016), analisamos os dados obtidos pelo questionário aplicado a professores da escola escolhida para a realização da pesquisa. As questões versavam sobre a relação deles com as tecnologias digitais na prática docente, a fim de evidenciar o ethos discursivo do professor, considerando a cenografia em que ele está inserido. Pelos resultados apresentados, é possível dizer que o ethos constituído, considerando as respostas dos professores, é a de um sujeito que, apesar de saber da importância das tecnologias no atual contexto, ainda não se sente preparado para usá-las no exercício docente da escola básica.
Título do Evento
I SILAR e VII Seminário de Pesquisas em Letras: (multi) letramentos - Unimontes
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Internacional Língua(gem) Ação e Reflexão e Seminário de Pesquisas em Letras: (multi) letramentos - Unimontes
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LUIS, Sandro. O FAZER DOCENTE E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: O ETHOS DISCURSIVO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA DA ESCOLA BÁSICA.. In: Anais do Simpósio Internacional Língua(gem) Ação e Reflexão e Seminário de Pesquisas em Letras: (multi) letramentos - Unimontes. Anais...Montes Claros(MG) UNIMONTES, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SimInternacional/342258-O-FAZER-DOCENTE-E-AS-TECNOLOGIAS-DIGITAIS--O-ETHOS-DISCURSIVO-DO-PROFESSOR-DE-LINGUA-PORTUGUESA-DA-ESCOLA-BASICA. Acesso em: 25/03/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes