A REABILITAÇÃO VESTIBULAR NAS DIFERENTES DISFUNÇÕES DO EQUILÍBRIO

Publicado em 30/03/2024 - ISBN: 978-65-272-0381-0

Título do Trabalho
A REABILITAÇÃO VESTIBULAR NAS DIFERENTES DISFUNÇÕES DO EQUILÍBRIO
Autores
  • Lanna Gabrielle Tavares Almeida
  • Isabel Cristina da Rocha Costa
  • Gisele Pereira da Silva
  • Sara Regina Gomes Da Costa
  • Mateus Alexandre da Silva
  • Denilza Batista de Vasconcelos Borges
  • Dayana Kelly Lopes dos Santos
  • Geovanna Ribeiro Reis Da Silva
  • Clarice Gomes Monteiro
  • Laíse Simonne Carneiro Galindo da Aquino Moura
  • Denise Costa Menezes
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Audiologia Clínica e Equilibriometria
Data de Publicação
30/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simfono-1-simposio-de-fonoaudiologia-da-usm-407876/779232-a-reabilitac%3fa~o-vestibular-nas-diferentes-disfunc%3fo~es-do-equili%3fbrio
ISBN
978-65-272-0381-0
Palavras-Chave
reabilitação vestibular, Audição, equilíbrio
Resumo
INTRODUÇÃO: As alterações de equilíbrio decorrentes das mais diversas disfunções do sistema vestibular provocam prejuízo importante na qualidade de vida dos indivíduos. A sensação de tontura ou vertigem pode vir acompanhada de sintomas neurovegetativos como náuseas, sudorese e palidez, e é relatada como algo incapacitante, com impacto direto na rotina do paciente. A reabilitação vestibular (RV) faz parte da estratégia de tratamento para tontura e vertigem, juntamente com as medicações e em alguns casos, até cirurgias (Ribeiro, 2023). Pautada na neuroplasticidade, a reabilitação vestibular proporcionar a criação de novas estratégias neurais, com o intuito de restaurar ou reabilitar as funções do sistema vestibular. Os sistemas visual, vestibular e proprioceptivo juntos são responsáveis pela manutenção do equilíbrio corporal. Eles enviam as informações neurais ao Sistema Nervoso Central, e estas precisam coincidir entre si. A partir do momento que as informações passam são desconfiguradas, o SNC não reconhece o código do equilíbrio e o indivíduo desequilibra (EVANGELISTA, 2019). Sua importância se dá pela necessidade que o cérebro tem de receber as informações de forma equilibrada para gerar respostas (Souza; Andrade, 2022). De acordo com o Conselho federal de Fonoaudiologia, a reabilitação vestibular é definida como um tratamento complementar, não invasivo, baseado em manobras e exercícios físicos repetitivos de olhos, cabeça e corpo, que visa a recuperação do equilíbrio. Tendo em vista que as limitações impostas por sintomas como tontura e vertigem privam o indivíduo das atividades mais simples e rotineiras, trazendo insegurança em realizar o que antes, fazia parte do seu dia a dia, Araújo e colaboradores (2023) analisaram o nível de confiança nas atividades diárias de indivíduos portadores de vestibulopatias periféricas e concluíram que houve melhora significativa na qualidade de vida após a reabilitação vestibular. OBJETIVO: A extensão foi idealizada com o objetivo de oferecer aos alunos do curso de Fonoaudiologia a experiência prática desse aprendizado, uma vez que ainda não é oferecida no programa curricular do curso. METODOLOGIA: A extensão vem atender uma demanda crescente de pessoas que precisam de reabilitação vestibular e não encontram em serviços públicos de saúde. A proposta teve início em 2021 e renovou-se até hoje, com carga horária de 384 horas anualmente. Apresenta natureza interinstitucional, pois também envolve alunos do curso de Fonoaudiologia da Universidade São Miguel, assim como profissionais/professores em Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas, que encaminham pacientes com diagnóstico de disfunção vestibular. Os atendimentos acontecem na Clínica de Fonoaudiologia Fábio Lessa - UFPE, em dois dias da semana. DISCUSSÃO: A vivência acadêmica do projeto de extensão permite aos estudantes aprofundar o conhecimento teórico de anatomia e fisiologia do sistema vestibular, além das suas condições de normalidade e disfunções, identificando a estratégia de reabilitação para cada caso. Supervisionados por professores, os alunos analisam exames otoneurológicos prévios trazidos pelos pacientes, elaboram o plano terapêutico de cada paciente, incluindo os exercícios que são propostos a cada sessão, oferecem os atendimentos prezando sempre pelo conforto e segurança dos pacientes, realizam as atividades de planejamento das atualizações, evoluções do atendimento e discutem os casos em grupo. CONCLUSÃO: Desse modo, a diversidade de casos e as características individuais dos pacientes, permitem o acesso do estudante a um amplo conhecimento da ciência vestibular. Por se tratar de neuroplasticidade, o processo de reabilitação requer meses, ou até anos, de duração. Vale ressaltar que existem fatores que podem retardar o processo de compensação neural, como o uso de alguns medicamentos, doenças metabólicas e outras comorbidades, privação de sono e falta de comprometimento com a RV. Até o momento, poucos pacientes receberam alta de seu tratamento, porém, a maioria relata recuperação da autonomia nas suas atividades diárias, através da melhora dos sintomas vestibulares, proporcionada pela reabilitação vestibular.
Título do Evento
SIMFONO - 2º Simpósio de Fonoaudiologia da USM
Cidade do Evento
Recife
Título dos Anais do Evento
1º Simpósio de Fonoaudiologia da UniSãoMiguel
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ALMEIDA, Lanna Gabrielle Tavares et al.. A REABILITAÇÃO VESTIBULAR NAS DIFERENTES DISFUNÇÕES DO EQUILÍBRIO.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simfono-1-simposio-de-fonoaudiologia-da-usm-407876/779232-A-REABILITAC%3fA~O-VESTIBULAR-NAS-DIFERENTES-DISFUNC%3fO~ES-DO-EQUILI%3fBRIO. Acesso em: 17/05/2025

Trabalho

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