O ESTUDO DO LÉXICO E A ORALIDADE NUMA PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE LÉXICO-SEMÂNTICA DA LETRA DE CANÇÃO RITMO PEFEITO, DE ANITTA

Publicado em 03/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-653-1

Título do Trabalho
O ESTUDO DO LÉXICO E A ORALIDADE NUMA PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE LÉXICO-SEMÂNTICA DA LETRA DE CANÇÃO RITMO PEFEITO, DE ANITTA
Autores
  • Fábio Ferreira Pinto
Modalidade
Comunicação em Simpósio
Área temática
AT058 - Léxico e discurso: Pesquisa e Ensino
Data de Publicação
03/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simelp2022/527723-o-estudo-do-lexico-e-a-oralidade-numa-pratica-de-ensino-de-lingua-portuguesa--uma-analise-lexico-semantica-da-let
ISBN
978-85-5722-653-1
Palavras-Chave
Oralidade. Escolhas lexicais. Campos semânticos. Prática de ensino. Gênero canção.
Resumo
A apresentação deste trabalho tem como objetivo tratar do emprego de estudos a respeito do léxico e dos campos semânticos, das escolhas lexicais e das marcas de oralidade na letra da canção Ritmo Perfeito, da cantora e compositora Anitta (2014), em práticas de ensino de língua portuguesa. Buscamos, aqui, demonstrar que estes estudos podem fazer parte de exercícios de leitura e compreensão de texto em aulas voltadas para alunos do Ensino Médio, visando a contrariar abordagens tradicionais de ensino da linguagem, que ainda se baseiam na classificação gramatical, especificamente as de classes morfológicas. Pretendemos demonstrar que a competência lexical se desenvolve para além da mera classificação morfossintática, levando em conta os aspectos semânticos, dando-se também no nível discursivo e proporcionando a ampliação do léxico da língua portuguesa em atividades que partam da realidade dos próprios estudantes. Este trabalho se fundamenta, teoricamente, em Biderman (1978), Ullmann (1964) e Polguère (2016), sobre estudos do léxico e dos campos semânticos; Caretta (2013), Napolitano (2005), Tatit (2008), Severiano e Mello (1997, 1998), para história e contextualização da canção brasileira. A respeito da visão do ensino em Língua Portuguesa, o trabalho apoia-se em Antunes (2012), Leffa (2000), Vilela (1994) e na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) (2018).
Título do Evento
SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PINTO, Fábio Ferreira. O ESTUDO DO LÉXICO E A ORALIDADE NUMA PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE LÉXICO-SEMÂNTICA DA LETRA DE CANÇÃO RITMO PEFEITO, DE ANITTA.. In: Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África. Anais...São Paulo(SP) Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simelp2022/527723-O-ESTUDO-DO-LEXICO-E-A-ORALIDADE-NUMA-PRATICA-DE-ENSINO-DE-LINGUA-PORTUGUESA--UMA-ANALISE-LEXICO-SEMANTICA-DA-LET. Acesso em: 14/05/2025

Trabalho

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