O GÊNERO TEXTUAL CURTA-METRAGEM NA SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Publicado em 03/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-653-1

Título do Trabalho
O GÊNERO TEXTUAL CURTA-METRAGEM NA SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Autores
  • Mônica de Souza Serafim
  • Ana Célia Clementino Moura
Modalidade
Comunicação em Simpósio
Área temática
AT041 - Formação Docente, Multiletramentos e Ensino de Língua Portuguesa
Data de Publicação
03/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simelp2022/521374-o-genero-textual-curta-metragem-na-sala-de-aula-de-lingua-portuguesa-e-a-formacao-inicial-de-professores
ISBN
978-85-5722-653-1
Palavras-Chave
Leitura; Curta-metragem; Língua portuguesa; Formação inicial de professores
Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar o processo de elaboração de oficinas sobre o gênero textual curta-metragem, por alunos de estágio, do Curso de Letras, da Universidade Federal do Ceará. Para empreendermos essa discussão, basear-nos-emos nas orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino de leitura (BRASIL, 2017), na Lei Brasileira do Audiovisual (BRASIL, 2001) e nos estudos sobre textos multissemióticos na sala de aula (CHARTIER, 1998; BEAUDOUIN, 2002; ROJO, 2012). A metodologia consistiu na elaboração de doze oficinas sobre o gênero textual curta-metragem, durante o semestre de 2021.2, nas disciplinas de estágio, do Curso de Letras. O resultado dos estudos sobre leitura e produção de textos multimodais culminou na produção do ebook “Luz, Câmera, Ação: em cena o audiovisual em sala de aula”. Os resultados nos mostraram que os professores, em formação inicial, precisaram se desvencilhar de algumas ideias cristalizadas sobre o texto e a leitura no ambiente escolar. O resultado dessa descristalização nos faz pensar: 1. Nas mudanças possíveis para o ensino de leitura no ambiente escolar; 2. Na concepção de que o curta-metragem na sala de aula deve ser pensado de forma pedagógica e não apenas como passatempo; 3. Nas potencialidades interdisciplinares e transdisciplinares desse gênero textual na sala de aula e 4. Na importância das ferramentas digitais para a leitura na sala de aula. Assim, concluímos que é importante o trabalho com gêneros textuais diversos na graduação para que, na medida do possível, esse textos possam chegar à sala de aula da educação básica.
Título do Evento
SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SERAFIM, Mônica de Souza; MOURA, Ana Célia Clementino. O GÊNERO TEXTUAL CURTA-METRAGEM NA SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES.. In: Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África. Anais...São Paulo(SP) Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simelp2022/521374-O-GENERO-TEXTUAL-CURTA-METRAGEM-NA-SALA-DE-AULA-DE-LINGUA-PORTUGUESA-E-A-FORMACAO-INICIAL-DE-PROFESSORES. Acesso em: 17/06/2025

Trabalho

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