{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

ESPIRITUALIDADE E SAÚDE 

NARRATIVAS: DA COMPREENSÃO À SISTEMATIZAÇÃO

20-22 de outubro de 2022


Contamos histórias para dar significado às nossas vidas, para dar sentido ao que realizamos e para estabelecer conexão com os outros. Existimos ao viver histórias, compartilhar crenças e sentir desejos com o outro e para o outro. E, talvez, a maior grandeza dessa existência seja nossa capacidade de imaginar, contar e viver histórias. Através de narrativas nos integramos ao mundo, compartilhamos a existência e alcançamos sentido.

E qual a relação entre história e espiritualidade?

A espiritualidade tem como essência a busca por sentido frente a existência. E encontramos esses sentidos nas experiências que vivemos: experiências de alegria, felicidade, dor, sofrimento, perdas, enfermidade...

Desse modo, vamos encontrando sentido no próprio conceito de saúde, incluindo esferas biológicas, sociais, psicológicas, culturais, etc.  E sobre tudo isso há uma dimensão ainda mais ampla que é a espiritual – a dimensão do sentido e das conexões – o lugar de onde brotam nossas histórias de vida. E quando essa dimensão é saudável, a vida flui e frutifica.

Observa-se também, que nos últimos anos, as Teorias Narrativas têm sido destaque na Psicologia, Filosofia, Educação, e não é diferente nos estudos da espiritualidade. Narrativa e espiritualidade compartilham sua essência, a busca por sentido. Assim, aprofundar os estudos entrelaçando espiritualidade e narrativa como perspectivas epistemológicas que impactam a saúde humana, faz-se necessário para aprofundar também seus campos teórico-práticos.

Com base nesses pressupostos, o Seminário teve como intencionalidade mergulhar no universo das narrativas, na sua importância na busca por sentido, que é a dimensão da espiritualidade, sobretudo em sua relação com a saúde. O objetivo foi analisar a narrativa como instrumento linguístico, método de pesquisa e formação de identidade no contexto da espiritualidade em saúde contribuindo com a reflexão nesse campo, a partir de várias disciplinas, em perspectiva interdisciplinar, envolvendo a Bioética, Teologia, Psicologia, Medicina, Ciências da Religião, Filosofia e outras áreas interessadas no tema.

O público-alvo voltou-se a quem busca conhecer mais sobre a Narrativa e sobre Espiritualidade & Saúde. Em especial, o evento dedicou-se à consideração da importância de construir narrativas de cuidado em comunidade, com vistas a construir um espaço de apresentações teóricas, empíricas e reflexões no interior da academia e fora dela. Profissionais das áreas da Saúde, Educação, Humanidades e o público em geral foram convidados a participar.

I Seminário Internacional de Espiritualidade e Saúde contou com 195 pessoas inscritas. Dentre estas, 188 representaram as várias regiões brasileiras, destacando Paraná, com 66 (35%); São Paulo, com 37 (19%); Minas Gerais, com 14  (7%);  Rio de Janeiro, com 14 (7%); Rio Grande do Sul, com 9 (4.6%); Distrito Federal e Santa Catarina, com 7 respectivamente (3,5%); Bahia; com 6; Maranhão e Paraíba, com 5; Goiás e Pernambuco, com 4; Ceará, com 3; Mato Grosso, com 2; e por fim, Acre, Alagoas, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Tocantins, com 1 pessoa inscrita, representando cada uma dessas federações. Sete inscrições representaram 6 países, sendo: 2 de Portugal e outros 5 países com uma inscrição cada um: Alemanha; Estados Unidos da América; Holanda; Inglaterra e Suíça.

Dentre os onze palestrantes, cinco deles vieram dos seguintes países: Holanda: Dr. Carlo Leget; Estados Unidos da América: Dr. Kevin Ladd; Inglaterra: Dr. Miguel Farias, Portugal: Dra. Silvia Caldeira e Dr. Alex Villas Boas. Seis palestrantes nacionais representaram as seguintes federações: Minas Gerais: Dr. Alexander Moreira-Almeida; São Paulo: Dra. Ana Claudia Quintana Arantes; Rio de Janeiro: Ms. Bruno Oliveira; Paraná: Dr. Adriano Holanda; Distrito Federal: Marta Helena de Freitas.

Foram aprovados 58 trabalhos para apresentação, assinados por um total de 127 autores e autoras, distribuídos em seis Salas Temáticas:

1) Espiritualidade, Ética do Cuidado e Formação Profissional

2) Espiritualidade, Bioética Clínica e Cuidados Paliativos

3) Espiritualidade e Saúde Mental – I

4) Espiritualidade e Saúde Mental – II

5) Narrativas: Abordagens Metodológicas, Pesquisa e Prática

6) Narrativas de Cura; Sofrimento e Sentido 

Nestes Anais são encontrados os Resumos de 55 trabalhos que foram apresentados.

Curitiba - PR, 22 de outubro de 2022.

Realização:

Instituto de Espiritualidade e Saúde

Grupo de Pesquisa Espiritualidade e Saúde

 

Apoio:

Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

John Templeton Foundation - JTF


Assinam:

Mary Rute Gomes Esperandio - Diretora-presidente do Instituto de Espiritualidade e Saúde e líder do Grupo de Pesquisa Espiritualidade e Saúde

Luciana Soares Rosas - Vice presidente do Instituto de Espiritualidade e Saúde e membro do Grupo de Pesquisa Espiritualidade e Saúde

Renato Soleiman Franco - Vice-líder do Grupo de Pesquisa Espiritualidade e Saúde




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE
{{item.denominacao}}

Responsável

Mary Rute Gomes Esperandio

mary.esperandio@pucpr.br


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}