O USO DA GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS

Publicado em 12/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-668-5

Título do Trabalho
O USO DA GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS
Autores
  • Mirian Souza da Silva
  • Adriana Ribeiro Dos Santos Quintanna
  • Nagila Maria Silva Oliveira
Modalidade
Resumo
Área temática
Currículos e práticas pedagógicas
Data de Publicação
12/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/siceacap2022/558023-o-uso-da-gamificacao-no-processo-de-ensino-aprendizagem-de-estudantes-com-necessidades-educacionais-especificas
ISBN
978-85-5722-668-5
Palavras-Chave
alfabetização, jogos, lúdico.
Resumo
Esse trabalho trata-se de um relato de experiência fruto de uma ação de extensão desenvolvida com estudantes do Colégio de Aplicação (CAp/UFAC) matriculados nas turmas de 1º e 3º ano do Ensino Fundamental e duas outras escolas públicas de Rio Branco. Esta ação teve como objetivo auxiliar no processo de alfabetização e letramento de crianças com necessidades educacionais específicas no contexto do Ensino Remoto Emergencial. Para aplicação do projeto foi elaborado um aplicativo digital em parceria com o então coordenador pedagógico, professoras das turmas envolvidas e professoras mediadoras, do CAp/UFAC e de uma escola da rede municipal. As ações contemplaram: elaboração das atividades a partir dos objetivos elencados; transposição das propostas de atividades para o aplicativo; reunião com as famílias envolvidas para apresentação da proposta e orientações gerais; por fim, a realização de jogos com estudantes. A proposição das atividades gamificadas, com foco na alfabetização, consideraram os estudos de Soares (2016), Oliveira (2020) e Capovilla; Gutschow; Capovilla (2004). Os resultados alcançados atenderam aos objetivos que foram propostos, pois por meio de diagnósticos de leitura e escrita conseguimos notar os avanços nas hipóteses de escrita e fluência na leitura das crianças. As atividades lançadas no aplicativo do projeto cumpriram o papel de complementar outras já realizadas em sala de aula e mostraram-se importantes para o avanço das crianças em processo de alfabetização, além disso, destaca-se o interesse e participação dos estudantes, nos jogos que foram propostos, fator importante para o sucesso deste projeto. Este engajamento atribui-se ao potencial que a gamificação tem com o público-alvo, visto que tanto os estudantes como seus familiares, relataram às professoras contexto de diversão, satisfação e estímulo em aprender de forma lúdica. As autoras reiteram a importância da utilização da gamificação como recurso pedagógico no processo de alfabetização e letramento.
Título do Evento
XI SICEA 2022- Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação das Universidades Brasileiras
Cidade do Evento
Rio Branco
Título dos Anais do Evento
Anais do XI SICEA- Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação das Universidades Brasileiras
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Mirian Souza da; QUINTANNA, Adriana Ribeiro Dos Santos; OLIVEIRA, Nagila Maria Silva. O USO DA GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS.. In: Anais do XI SICEA- Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação das Universidades Brasileiras. Anais...Rio Branco(AC) CAp/UFAC, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/siceacap2022/558023-O-USO-DA-GAMIFICACAO-NO-PROCESSO-DE-ENSINO-APRENDIZAGEM-DE-ESTUDANTES-COM-NECESSIDADES-EDUCACIONAIS-ESPECIFICAS. Acesso em: 25/03/2025

Trabalho

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