ENSINO E APRENDIZAGEM HIGH TECH: ENTRE O USO E O DESUSO DO BLOG NO ENSINO EM CIÊNCIAS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA CONTEMPORANEIDADE

Publicado em 12/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-668-5

Título do Trabalho
ENSINO E APRENDIZAGEM HIGH TECH: ENTRE O USO E O DESUSO DO BLOG NO ENSINO EM CIÊNCIAS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA CONTEMPORANEIDADE
Autores
  • Francisco Alves Gomes
Modalidade
Resumo
Área temática
Pesquisa na Educação Básica:
Data de Publicação
12/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/siceacap2022/531218-ensino-e-aprendizagem-high-tech--entre-o-uso-e-o-desuso-do-blog-no-ensino-em-ciencias-sociais-na-educacao-basica-
ISBN
978-85-5722-668-5
Palavras-Chave
Pesquisa na educação básica, Ensino em Ciências Sociais, Blog, Método Peripatético
Resumo
Trata-se de um estudo sobre os usos e desusos das Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs no processo de ensino e aprendizagem em Ciências Sociais na educação básica, tendo como metodologia didático-pedagógica, de modo mais focalizado, o blog como canal de diálogo para além das discussões na sala de aula tradicional. Objetiva-se apresentar os resultados da pesquisa na educação básica, tendo como pano de fundo o uso do blog nas aulas de sociologia do ensino médio, do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima – CAp/UFRR, em vista analisar e expor as diferentes possibilidades didáticas e metodológicas ofertadas pelas TICs no campo do ensino de Ciências Sociais. Nessa perspectiva, o caminho demarcado para o alcance das questões acima expostas inicia-se via análise de dados obtidos a partir da pesquisa bibliográfica, momento em que demarcamos os limites teóricos e epistemológicos, a partir de Lévy (1999), Bauman (2001), Santos (2001), Castells (2003), Dwyer (2004), Baumgarten (2005; 2007), Jinkings (2007), Baltar (2010), Giddens (2012), Feijó (2012; 2014), Eras (2014), Castilho (2015), dentre outros. Após esse procedimento, promovemos o diálogo entre a literatura acumulada com as informações obtidas por meio da experiência social (Dubet, 1994; 1996); mediante o trabalho desenvolvido a parti do uso do blog da disciplina, junto as turmas de sociologia do ensino médio do CAp/UFRR. Finalmente, o trabalho apresenta alguns dados empíricos que traduzem certas dimensões da experiência social e escolar do discente e do professor em relação aos usos e desusos do blog, enquanto recurso fundamental para o desenvolvimento de atividades em sala de aula e para além dela, com foco na relação entre dois elementos importantes no âmbito educacional: a juventude e a era digital. Desse modo, aduz-se que, em termos genéricos, o blog apresenta-se como um canal de comunicação e interação entre a turma e o professor, na medida em que é empregado sistematicamente no contexto da educação básica como recurso auxiliar de estratégia pedagógica polivalente, seja no uso como portfólio reflexivo e espaço de colaboração, seja como meio de formação multilinear de aprendizagem significativa, para além da sala de aula formal, à guisa da ideia de movimento fundado no método de ensino peripatética proposto por Aristóteles, no contexto do ensino e aprendizagem em uma pegada high tech no extremo norte do país.
Título do Evento
XI SICEA 2022- Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação das Universidades Brasileiras
Cidade do Evento
Rio Branco
Título dos Anais do Evento
Anais do XI SICEA- Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação das Universidades Brasileiras
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GOMES, Francisco Alves. ENSINO E APRENDIZAGEM HIGH TECH: ENTRE O USO E O DESUSO DO BLOG NO ENSINO EM CIÊNCIAS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA CONTEMPORANEIDADE.. In: Anais do XI SICEA- Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação das Universidades Brasileiras. Anais...Rio Branco(AC) CAp/UFAC, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/siceacap2022/531218-ENSINO-E-APRENDIZAGEM-HIGH-TECH--ENTRE-O-USO-E-O-DESUSO-DO-BLOG-NO-ENSINO-EM-CIENCIAS-SOCIAIS-NA-EDUCACAO-BASICA-. Acesso em: 01/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes