NORMAS E GERENCIAMENTO DE TEMPO EM SALA DE AULA

Publicado em 03/10/2019 - ISSN: 2317-8671

Título do Trabalho
NORMAS E GERENCIAMENTO DE TEMPO EM SALA DE AULA
Autores
  • Gabriela Cristina Petry
  • Roseméri Da Silva Fracasso
  • Adonis Rogério Fracaro
  • Eliane Suely Everling Paim
Modalidade
Graduação, Pós-graduação e Qualificação Profissional - Não Bolsista
Área temática
Multidisciplinar (Ensino de Ciências e Matemática, Materiais, Biotecnologia, etc)
Data de Publicação
03/10/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/176070-normas-e-gerenciamento-de-tempo-em-sala-de-aula
ISSN
2317-8671
Palavras-Chave
Normas e regulamento, comportamento em sala, gerenciamento do tempo.
Resumo
A pesquisa em sala de aula é importante instrumento de compreensão do processo de ensino aprendizagem. Freire (2013) compreende a observação, como o primeiro momento dos procedimentos a serem seguidos durante a realização de uma pesquisa. No âmbito escolar, a observação tem importância fundamental na compreensão e transformação dos processos de ensino-aprendizagem. Para tanto, o objetivo do presente trabalho é apresentar discussões sobre o regulamento que normatiza o comportamento de alunos, suas especificidades e discutir o gerenciamento do tempo em sala, bem como sua importância no processo de ensino-aprendizagem. No primeiro semestre de 2018 constituiu-se um grupo de alunos da Licenciatura em Matemática para participar do projeto PIBID, onde inicialmente todos foram incumbidos de ler o regulamento de conduta discente do IFC. No decorrer do segundo semestre de 2018 foram feitas observações nas turmas do ensino médio do curso Técnico em Agropecuária e anotado as especificidades relacionadas aos tópicos: gerenciamento de tempo, normatização de conduta, trabalho do professor, etc. Os pibidianos discutiram sobre alguns tópicos mais aprofundados relacionados aos temas citados: Os alunos têm clareza das normas gerais de comportamento? Os alunos respeitam as regras de comportamento que o professor exige que sejam cumpridas em sala de aula? Os acadêmicos tiveram espaço para descrever os conflitos que ocorreram em sala e as regras de comportamento que o professor titular da turma exigia, discutindo sobre: qual estratégia foi adotada pelo professor, qual estratégia seria mais adequada e quais as regras adotadas em relação ao dever de casa? Também foram respondidas algumas questões sobre gerenciamento do tempo: o tempo de sala de aula é gerenciado de forma satisfatória pelo professor? Quais estratégias seriam apropriadas para que o tempo seja melhor aproveitado nas aulas? Quanto tempo de sala de aula é efetivamente aproveitado para o aprendizado produtivo? Na sala, quando o professor resolve trocar de atividade, o tempo de transição é pequeno ou não? Quanto tempo (em média) demora até o professor começar a próxima atividade? Essas questões são completamente pertinentes e as conclusões também. Através das observações em sala de aula, ressalta-se oportunidades de criação, participação, experiências e contribuições. Este projeto vem proporcionando oportunidades importantes em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas de caráter inovador e interdisciplinar a todos os discentes que participam dele.
Título do Evento
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão 2019
Cidade do Evento
Concórdia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PETRY, Gabriela Cristina et al.. NORMAS E GERENCIAMENTO DE TEMPO EM SALA DE AULA.. In: Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia. Anais...Concórdia(SC) IFC Campus Concórdia, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/176070-NORMAS-E-GERENCIAMENTO-DE-TEMPO-EM-SALA-DE-AULA. Acesso em: 22/06/2025

Trabalho

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