O DESAFIO DA MOTIVAÇÃO EM SALA DE AULA

Publicado em 03/10/2019 - ISSN: 2317-8671

Título do Trabalho
O DESAFIO DA MOTIVAÇÃO EM SALA DE AULA
Autores
  • Charlene Karine Martello haefliger
  • Taíse Canossa
  • Adonis Rogério Fracaro
  • Eliane Suely Everling Paim
Modalidade
Ensino Superior - Bolsistas de Projetos de Pesquisa
Área temática
Ciências Exatas e da Terra
Data de Publicação
03/10/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/176065-o-desafio-da-motivacao-em-sala-de-aula
ISSN
2317-8671
Palavras-Chave
Alunos, metodologias, motivação.
Resumo
Bons professores buscam envolver seus alunos para que eles se sintam parte da aula. É importante que a aula elaborada pelo professor se contextualize com a rotina do estudante, pare que este mantenha-se concentrado nos trabalhos escolares. Isso é mais fácil dizer do que operacionalizar, especialmente com os alunos mais resistentes, e mais ainda quando se considera que eles devem estar motivados não apenas na aula, mas nas tarefas da aula. Essas são afirmações apresentadas no trabalho de Lemov (1967). Portanto o objetivo do presente resumo é discutir elementos relacionados à motivação dos alunos em sala de aula, discutir as diversas metodologias adotadas pelo professor para motivar os alunos, bem como a resposta dos referidos alunos às atividades motivacionais. Os pibidianos, acadêmicos do curso de Matemática-Licenciatura, que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), observaram aulas nas turmas do ensino médio técnico, do Instituto Federal Catarinense-Campus Concórdia, no decorrer do segundo semestre letivo do ano de 2018 e trazem aqui algumas discussões sobre esse momento. O primeiro ponto observado refere-se a diferença de motivação dos alunos para a aula, e como essa motivação mudava entre as turmas. Seguindo a observação, foi possível avaliar o nível de exigência das atividades propostas pelos professores, também avaliar a utilização de estratégias de recompensas sob alguma atividade realizada. Outro ponto observado foi quanto as dúvidas dos alunos sobre as atividades propostas e como o professor encaminhava a atividade para o aluno compreender. Além disso atentou-se sobre os trabalhos realizados em grupo, como eram realizados e quais as vantagens desse método. Outro ponto observado refere-se a dimensão das dificuldades enfrentadas pelos professores em sala de aula, uma delas é garantir o bom desempenho de seus alunos, entretanto este somente será alcançado se os alunos estiverem imersos no conteúdo da aula e nas tarefas desenvolvidas. Observou-se também que cada professor desenvolve a motivação de uma forma diferente e isso depende de diversos aspectos da turma, dentre estes, a aceitação para novas atividades, o grau de dificuldade de cada aluno, a aptidão do professor em desenvolver um contrato didático com os alunos. Voltou-se a atenção à forma dos professores conduzirem suas aulas, às didáticas adotadas e a reação dos alunos perante as metodologias aplicadas, notou-se, portanto, que há grande aceitação em relação há trabalhos em grupo e atividades demonstrativas.
Título do Evento
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão 2019
Cidade do Evento
Concórdia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

HAEFLIGER, Charlene Karine Martello et al.. O DESAFIO DA MOTIVAÇÃO EM SALA DE AULA.. In: Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia. Anais...Concórdia(SC) IFC Campus Concórdia, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/176065-O-DESAFIO-DA-MOTIVACAO-EM-SALA-DE-AULA. Acesso em: 16/02/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes