VIVA A ARTE, VIVA!

Publicado em 03/10/2019 - ISSN: 2317-8671

Título do Trabalho
VIVA A ARTE, VIVA!
Autores
  • João Victor Dalberti
  • Tauana Julia Do Prado Bloss
  • Bruna de Oliveira Schneider
  • Rafaela Sulenta Sartori
  • Poliana Brandão
  • Carlos Eduardo Haeflinger Finger
  • Bruna Pereira Nunes
  • Camille Vitória Farinella Risello
  • Suzana Back
Modalidade
Ensino Médio - Artístico/Cultural
Área temática
Linguística/Letras e Artes
Data de Publicação
03/10/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/176042-viva-a-arte-viva
ISSN
2317-8671
Palavras-Chave
Performance, Arte, Obras-primas, Movimentos artísticos.
Resumo
Atualmente, a maior parte da população tem acesso constante a algumas das diversas linguagens da arte, como por exemplo, a música, o cinema e as obras para tv. Além disso, outras linguagens com a moda, a arquitetura, o design, também se popularizaram. A própria Constituição Brasileira prevê que o estado deve garantir o acesso à cultura nacional e, ainda, apoiar a difusão das manifestações culturais. Contudo, nem todas as formas de arte estão disponíveis para a população em geral. Dados do IBGE (2009) mostram que 76,7% dos municípios brasileiros não tem museus e 78,7% não tem teatros nem salas de espetáculos. Diante deste cenário, este projeto tem como finalidade aproximar a comunidade escolar do IFC – Câmpus Concórdia de grandes acervos de arte, reconhecidas mundialmente. Para isso, será realizada uma performance artística, ou seja, uma expressão de arte que trabalha com diversos recursos visuais e sonoros, com grande atenção no executante, chamado de performista. Nesse contexto, os estudantes serão caracterizados de famosas pinturas, representando vários movimentos artísticos. Serão utilizados recursos como maquiagem e figurino, bem como, uma estrutura na forma de moldura e fundo, que contribuirá com a caracterização. Durante a performance, os estudantes estarão interpretando e informando o público acerca da história de oito obras, sendo elas: “Dama com o Arminho” (1490), um retrato de Cecília Gallerani, amante do duque de Milão, e “Mona Lisa” (1503-1506), a Gioconda, ambas do grande mestre renascentista Leonardo Da Vinci; “A Moça com o Brinco de Pérolas” (1665), do artista holandês Johannes Vermeer, obra considerada a "Mona Lisa" da arte barroca; “Self-Portrait with Bandaged Ear” (1889), do pintor holandês pós-impressionista Vincent Van Gogh, obra que apresenta o autor sem uma orelha; “O retrato de Adele Bloch Bauer” (1907), do artista simbolista Gustav Klimt; “Auto Retrato” (1923), da pintora e desenhista modernista Tarsila do Amaral; “O autorretrato dedicado ao Dr. Eloesser” (1940), de Frida Kahlo, pintora mexicana conhecida por seus autorretratos de inspiração surrealista; e “O Filho do Homem” (1946), de René Magritte, um dos principais surrealistas belgas. Com este projeto, os membros da equipe puderam ampliar seus conhecimentos sobre as principais obras da história da arte, os artistas mais influentes, e os movimentos artísticos mais relevantes. Também, trabalharam no sentido de experimentar a performance como linguagem artística, de desenvolver a consciência corporal para dar vida às obras e para lidar com o público. Além do mais, espera-se que a comunidade escolar se sinta instigada a buscar conhecer mais sobre esta modalidade de arte e que reconheça a necessidade de valorizar e ampliar o acesso aos espaços públicos para a arte.
Título do Evento
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão 2019
Cidade do Evento
Concórdia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

DALBERTI, João Victor et al.. VIVA A ARTE, VIVA!.. In: Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia. Anais...Concórdia(SC) IFC Campus Concórdia, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/176042-VIVA-A-ARTE-VIVA. Acesso em: 13/02/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes