EXPRESSÃO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO: DESDOBRAMENTOS PARA A APRENDIZAGEM

Publicado em 03/10/2019 - ISSN: 2317-8671

Título do Trabalho
EXPRESSÃO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO: DESDOBRAMENTOS PARA A APRENDIZAGEM
Autores
  • Tiago Barrionuevo Peron
  • Adonis Rogério Fracaro
  • Eliane Suely Everling Paim
Modalidade
Graduação, Pós-graduação e Qualificação Profissional - Não Bolsista
Área temática
Multidisciplinar (Ensino de Ciências e Matemática, Materiais, Biotecnologia, etc)
Data de Publicação
03/10/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/176039-expressao-do-pensamento-matematico--desdobramentos-para-a-aprendizagem
ISSN
2317-8671
Palavras-Chave
Oficina Matemática, OBMEP, Resolução de Problemas.
Resumo
O seguinte resumo apresenta a experiência de uma atividade que assumiu o formato de uma oficina matemática desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência em Matemática por dois acadêmicos do curso de Matemática – Licenciatura no Instituto Federal Catarinense – campus Concórdia. As atividades ligadas a oficina desenvolveram-se a partir da resolução de problemas trabalhados na OBMEP e abordaram operações e aplicações no cotidiano no contexto de quatro turmas de sexto a nono ano do Ensino Fundamental da escola Eugenio Pozzo. A oficina desenvolveu-se com base em problemas tratados nas provas dos anos anteriores, mais especificamente a de 2018, onde situações que podem ser encontradas no cotidiano foram apresentadas aos alunos e estes precisaram organizar dados de forma livre, podendo ou não fazer uso de expressões matemáticas. Uma das questões especificamente tratava sobre equivalência de grandezas e consistia na análise da proporção do tamanho de um produto vendido num estabelecimento X em relação aos seus diferentes tamanhos. Esta organização dos dados foi realizada utilizando-se de desenhos, representações em forma de equação e por lógica. As operações que podem ser realizadas entre duas equações também foram discutidas e desenvolvidas tendo como referência esta situação. A partir da realização da oficina que se fundamentou na perspectiva teórica referente a cenários de resolução de problemas, observamos a mobilização de estratégias próprias dos estudantes para a busca de respostas aos problemas inerentes a situações que podem ser observadas no cotidiano. Durante o decorrer da atividade, foi evidente o interesse dos alunos em procurar desenvolver o conjunto dos dados, criando várias representações adequadas ou não para cada operação, ponderando sobre as diferentes formas de estruturação de informações disponíveis e operações possíveis para efetuar a resolução de cada questionamento. Além do mais, ficou perceptível da mesma forma que para cada situação surgiram diferentes soluções corretas, o que solicitou dos acadêmicos encontrarem-se o mais bem preparados para as mais variadas situações que podem acontecer em sala de aula. Assim, correspondendo a uma conjuntura de averiguação que evidencie em suas incumbências situações de uma prática verossímil, não ocorrendo tão somente um trabalho com resolução de problemas matemáticos, mas sim, uma tarefa, em que, os estudantes façam diversas indagações e exposições sobre as perguntas propostas. Por conseguinte, concebe-se que esta tarefa foi muito valorosa para os acadêmicos em âmbito de experiência docente e enquanto atividade especulativa colaborou com a assimilação do material pelos alunos.
Título do Evento
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão 2019
Cidade do Evento
Concórdia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PERON, Tiago Barrionuevo; FRACARO, Adonis Rogério; PAIM, Eliane Suely Everling. EXPRESSÃO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO: DESDOBRAMENTOS PARA A APRENDIZAGEM.. In: Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia. Anais...Concórdia(SC) IFC Campus Concórdia, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/176039-EXPRESSAO-DO-PENSAMENTO-MATEMATICO--DESDOBRAMENTOS-PARA-A-APRENDIZAGEM. Acesso em: 07/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes