CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE A MATEMÁTICA E OS ASPECTOS PARA O SUCESSO (OU NÃO) NA DISCIPLINA

Publicado em 03/10/2019 - ISSN: 2317-8671

Título do Trabalho
CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE A MATEMÁTICA E OS ASPECTOS PARA O SUCESSO (OU NÃO) NA DISCIPLINA
Autores
  • Patrícia Gritti
  • Flaviane Predebon Titon
Modalidade
Graduação, Pós-graduação e Qualificação Profissional - Não Bolsista
Área temática
Multidisciplinar (Ensino de Ciências e Matemática, Materiais, Biotecnologia, etc)
Data de Publicação
03/10/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/176004-concepcoes-dos-alunos-da-educacao-basica-sobre-a-matematica-e-os-aspectos-para-o-sucesso-(ou-nao)-na-disciplina
ISSN
2317-8671
Palavras-Chave
Matemática, Desmotivação, Insucesso
Resumo
É sabido que a Matemática é fundamental para a formação do aluno, sendo que seus conhecimentos podem ser aplicados em diversas situações do cotidiano. Porém, muitas vezes, o aluno não se dá conta dessa aplicabilidade. Por esse e outros motivos, busca-se respostas a fatores que podem levar a desmotivação em aprender Matemática. Nesta perspectiva, a proposta vincula-se ao interesse da primeira pesquisadora que, como docente, viu a necessidade de investigar no seu contexto de trabalho a problemática anunciada, relacionada ao “fracasso escolar” atrelado a disciplina de ofício. A pesquisa faz parte de uma investigação no campo da Educação Matemática, no que tange ao Trabalho de Conclusão de Curso na Especialização em Educação Matemática do Instituto Federal Catarinense – IFC Campus Concórdia, iniciado 2018. Os objetivos da pesquisa relacionam-se a identificação de aspectos que desmotivam os alunos da Educação Básica na aprendizagem da Matemática, por meio da análise de discursos frente à aplicação de instrumento de coleta de informações. O questionário abarcou perguntas abertas e fechadas, aplicado no início de 2019 com treze alunos cursistas do 9º ano em uma escola estadual municipal de Itá/SC. De acordo com os dados, observa-se que os alunos consideram a Matemática como uma disciplina que exige grande esforço e capacidade mental extra para compreendê-la, remetendo às teorias sobre a naturalização das dificuldades em Matemática e gerando medo e insegurança. Os alunos relatam pouco tempo de estudo e dificuldades com relação a conciliação entre estudo e trabalho, afirmando uma maior preocupação no período de avaliações. O fator de maior importância para o sucesso na disciplina, segundo os participante, é o empenho do aluno e, em seguida, a competência do professor. O insucesso é apontado pela falta de interesse em aprender Matemática, além da falta de atenção e concentração. Justificam pelos métodos tradicionais de ensino que são utilizados, caracterizados como livrescos, memorísticos e mecânicos. Sobre como combater o insucesso, consideram o hábito de estudar mais e, em segundo plano, a melhoria do nível de atenção, concentração e comportamento disciplinar. Diante do trabalho pode-se considerar que os têm ciência sobre suas próprias limitações sobre o interesse em estudar e aprender, Ao mesmo tempo em que consideram o empenho do professor e do aluno importantes, demonstram uma visão um tanto negativa da Matemática, por conceber a exigência de grande esforço mental. Refletindo sobre a prática realizada, acredita-se que o papel do professor como mediador é fundamental, incentivando os estudos e buscando novos meios para trabalhar o conteúdo, especialmente, no que compete ao uso de metodologias e tendências da Educação Matemática que corroborem na superação das formas pragmáticas de ensinar.
Título do Evento
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão 2019
Cidade do Evento
Concórdia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GRITTI, Patrícia; TITON, Flaviane Predebon. CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE A MATEMÁTICA E OS ASPECTOS PARA O SUCESSO (OU NÃO) NA DISCIPLINA.. In: Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia. Anais...Concórdia(SC) IFC Campus Concórdia, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/176004-CONCEPCOES-DOS-ALUNOS-DA-EDUCACAO-BASICA-SOBRE-A-MATEMATICA-E-OS-ASPECTOS-PARA-O-SUCESSO-(OU-NAO)-NA-DISCIPLINA. Acesso em: 15/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes