CRIAÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E INCLUSÃO

Publicado em 03/10/2019 - ISSN: 2317-8671

Título do Trabalho
CRIAÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E INCLUSÃO
Autores
  • SHEILA ASSIS
  • Renata Almeida Chagas
  • Marsieli Dalla Corte Prezotto
  • ELISEU LAUSCH
  • Renato Kioshi Ando
  • Débora Dahmer
  • Stéfani Fedrizzi
Modalidade
Graduação, Pós-graduação e Qualificação Profissional - Não Bolsista
Área temática
Multidisciplinar (Ensino de Ciências e Matemática, Materiais, Biotecnologia, etc)
Data de Publicação
03/10/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/175993-criacao-de-materiais-alternativos-para-o-ensino-de-ciencias-e-inclusao
ISSN
2317-8671
Palavras-Chave
Materiais alternativos, inclusão, alunos cegos e com baixa visão
Resumo
Ao longo dos últimos anos, a temática da inclusão/educação inclusiva vem ganhando notoriedade não apenas no Brasil, assim como internacionalmente, já que é difundida por agências especializadas como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (UNESCO). Aprovada em 20 de dezembro de 1996, a lei 9394/96 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, garante a todos os cidadãos brasileiros, educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade além de garantir apoio educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino. A proposta da educação inclusiva é pautada nos princípios de igualdade, liberdade e direitos de oportunidades. Entretanto, o que tem se verificado é a simples inserção do público-alvo no contexto comum das práticas educativas. A produção e distribuição de recursos educacionais para a acessibilidade são técnicas que podem auxiliar o acesso ao currículo. Os materiais didáticos adaptados tem sido classificados como ferramentas que auxiliam na remoção de barreiras para a aprendizagem e a participação. O presente trabalho propõe a apresentação de alguns materiais didáticos adaptados construídos por professores e discentes do Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia, abrangendo conteúdos ministrados no ensino médio relacionados ao ensino de Ciências. Os protótipos foram confeccionados com materiais de baixo custo e fácil replicação, obedecendo sempre os critérios para construção de materiais didáticos para deficientes visuais ou cegos. A iniciativa de desenvolver este trabalho surgiu a partir da análise dos resultados obtidos após um levantamento, realizado em conjunto com os órgãos públicos competentes do município de Concórdia – SC, sobre a existência de matrículas de alunos com algum tipo de deficiência. Deste levantamento, percebeu-se um quantitativo significativo de matrículas de alunos com os mais diversos tipos de deficiência. Além disso, ao realizar uma revisão bibliográfica, foi constatada uma grande defasagem de recursos didáticos para deficientes visuais ou cegos voltados para os conteúdos de Ciências do Ensino Médio. Portanto, decidiu-se suscitar a discussão relacionada ao desenvolvimento de materiais didáticos para pessoas com deficiência visual. Com o prosseguimento deste trabalho espera-se contribuir de forma expressiva na discussão do processo de adaptação do currículo escolar para estudantes com deficiência visual, minimizando as dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem por alunos e professores. Vale ressaltar que os estudantes do curso de Matemática-Licenciatura inseridos neste projeto estão sendo preparados para os desafios da educação inclusiva, cada vez mais presente nas nossas salas de aula. Reforça-se que é de suma importância uma formação sólida e contínua de professores no processo de desenvolvimento de uma educação inclusiva equitativa e de qualidade.
Título do Evento
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão 2019
Cidade do Evento
Concórdia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ASSIS, SHEILA et al.. CRIAÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E INCLUSÃO.. In: Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia. Anais...Concórdia(SC) IFC Campus Concórdia, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/175993-CRIACAO-DE-MATERIAIS-ALTERNATIVOS-PARA-O-ENSINO-DE-CIENCIAS-E-INCLUSAO. Acesso em: 12/02/2025

Trabalho

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