PROGRAMAÇÃO LINEAR: UMA CONTEXTUALIZAÇÃO A PARTIR DE CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA MINISTRADOS NO ENSINO MÉDIO

Publicado em 03/10/2019 - ISSN: 2317-8671

Título do Trabalho
PROGRAMAÇÃO LINEAR: UMA CONTEXTUALIZAÇÃO A PARTIR DE CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA MINISTRADOS NO ENSINO MÉDIO
Autores
  • Suzamara Bautitz
  • SHEILA ASSIS
  • Eliane Suely Everling Paim
Modalidade
Graduação, Pós-graduação e Qualificação Profissional - Não Bolsista
Área temática
Ciências Exatas e da Terra
Data de Publicação
03/10/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/175987-programacao-linear--uma-contextualizacao-a-partir-de-conteudos-de-matematica-ministrados-no-ensino-medio
ISSN
2317-8671
Palavras-Chave
Programação Linear, Modelagem Matemática, Sistemas Lineares.
Resumo
O presente trabalho objetiva apresentar uma proposta de ensino que insira o tema Programação Linear (PL) no ensino médio, aliando teoria e prática para que os discentes sejam capazes de relacionar a aplicabilidade dos conteúdos de Matemática abordados na sala de aula com os problemas vivenciados no seu cotidiano. A maior motivação para o desenvolvimento desse trabalho surgiu a partir da experiência na educação básica, mais precisamente no ensino médio, onde conteúdos da disciplina de Matemática como Matrizes e Sistemas Lineares, Equações e Inequações Lineares são abordados, em geral, de forma extremamente algébrica, sem contextualização e distante da realidade do aluno. Difundida durante a Segunda Guerra Mundial e com o intuito de otimizar cálculos para obter êxito durante as batalhas contra as tropas inimigas, a Programação Linear é uma técnica de otimização utilizada na resolução de problemas de modelos matemáticos. Modelo matemático é a representação de uma situação real na qual são utilizados símbolos matemáticos para representar as variáveis de decisão do sistema real. A resolução de um problema de Programação Linear deve envolver basicamente a identificação de um modelo, suas variáveis de decisão, a função objetivo e as restrições. Para que o aluno desenvolva a ação de aprender a aprender, a Resolução de Problemas é a metodologia de ensino indicada. A atividade proposta foi desenvolvida com alunos do segundo ano do ensino médio na Escola de Educação Básica Orides Rovani, sendo esta uma escola da rede pública localizada no interior do estado de Santa Catarina no município de Ipumirim. O trabalho teve início com a definição de alguns conceitos envolvidos na Programação Linear, sendo eles: modelo, variáveis de decisão, parâmetros, função objetivo e restrições. Posteriormente disponibilizou-se uma situação problema referente à venda de bolos em que os discentes tiveram a oportunidade de interpretar e resolver o problema proposto utilizando conhecimentos introduzidos da Programação Linear. Após os alunos estarem familiarizados com o tema proposto, solicitou-se que os mesmos sugerissem uma situação problema, presente no cotidiano e que pudesse ser resolvida utilizando os conhecimentos adquiridos de Programação Linear. Os estudantes decidiram calcular o lucro obtido da venda do doce “pé de moleque” realizado na escola durante as festividades juninas. Percebeu-se que os estudantes apresentaram algumas dificuldades ao modelar a questão, no entanto desenvolveu-se a resolução da situação problema. Perante todas as dificuldades existentes atualmente no ensino de matemática, apostamos que o emprego de diferentes estratégias na sala de aula, seja capaz de minimizar os obstáculos presentes no processo de ensino e de aprendizagem dessa disciplina. Espera-se despertar no aluno do ensino médio mais interesse e curiosidade pelos conteúdos matemáticos, deseja-se ainda que o aluno seja capaz de elaborar estratégias pessoais diante de situações problemas e que apresente melhorias no rendimento escolar.
Título do Evento
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão 2019
Cidade do Evento
Concórdia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BAUTITZ, Suzamara; ASSIS, SHEILA; PAIM, Eliane Suely Everling. PROGRAMAÇÃO LINEAR: UMA CONTEXTUALIZAÇÃO A PARTIR DE CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA MINISTRADOS NO ENSINO MÉDIO.. In: Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia. Anais...Concórdia(SC) IFC Campus Concórdia, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/175987-PROGRAMACAO-LINEAR--UMA-CONTEXTUALIZACAO-A-PARTIR-DE-CONTEUDOS-DE-MATEMATICA-MINISTRADOS-NO-ENSINO-MEDIO. Acesso em: 10/09/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes