A ABORDAGEM DE CONCEITOS DE TRIGONOMETRIA A PARTIR DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, TECNOLOGIAS DIGITAIS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA

Publicado em 03/10/2019 - ISSN: 2317-8671

Título do Trabalho
A ABORDAGEM DE CONCEITOS DE TRIGONOMETRIA A PARTIR DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, TECNOLOGIAS DIGITAIS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
Autores
  • Débora Dahmer
  • Renato Kioshi Ando
  • Sheila Crisley de Assis
  • Eliane Suely Everling Paim
  • Andriceli Richter
  • Camila Cristina Lopes
Modalidade
Graduação, Pós-graduação e Qualificação Profissional - Não Bolsista
Área temática
Multidisciplinar (Ensino de Ciências e Matemática, Materiais, Biotecnologia, etc)
Data de Publicação
03/10/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/175967-a-abordagem-de-conceitos-de-trigonometria-a-partir-da-historia-da-matematica-tecnologias-digitais-e-investigacao
ISSN
2317-8671
Palavras-Chave
Oficina. Matemática. Trigonometria. Investigação. História.
Resumo
O presente trabalho materializa uma experiência a partir da realização de uma Oficina de Matemática desenvolvida no âmbito do Programa Residência Pedagógica em Matemática do Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia. As atividades inerentes a Oficina desenvolvera-se em uma turma do segundo ano do Ensino Médio do curso Técnico em Agropecuária. O tema que subsidiou as atividades referentes a Oficina ancorava-se no estudo da Trigonometria, em especial, abordaram conceitos de ângulos e suas classificações, relações no triângulo retângulo (seno, cosseno e tangente) e a relação entre grau e radiano, por meio da utilização das metodologias da História da Matemática e da Investigação. A partir da compreensão de Oficina por nós assumida, a saber, espaço que promove o pensar-agir e refletir, iniciamos as atividades com uma dinâmica que envolvia noções de ângulos, em que alguns alunos vendados pudessem se deslocar em um espaço cheio de obstáculos, cujo desvio destes obstáculos demandava noções de ângulos que eram informados por um guia. Também, baseada na perspectiva do pensar-agir e refletir, os estudantes foram engajados em uma atividade de Investigação Matemática, considerando as razões entre medidas de um triângulo retângulo e seus ângulos, para em seguida, sintetizar as razões principais referentes aos ângulos de 30º, 45º e 60º. Também, outra tarefa proposta no contexto da Oficina, foi a atividade intitulada “Mapa do tesouro com ângulos”, no qual através de um passo a passo com que tomava a medida de ângulos expressos em radianos, direções e o quanto a percorrer, os estudantes precisavam executar estes comandos para encontrar o local do tesouro. Com o desenvolvimento da Oficina, observamos o engajamento dos estudantes na realização das atividades propostas que perpassou o tripé pensar-agir-refletir bem como ponderamos que esse momento foi possibilitado pelas metodologias utilizadas no contexto da Oficina, a saber, História da Matemática, Tecnologias Digitais e Investigação Matemática. Para além disso nossa formação docente, apontando para possibilidades de estratégias pedagógicas e procedimentos didáticos para a abordagem de conceitos referentes a Trigonometria.
Título do Evento
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão 2019
Cidade do Evento
Concórdia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

DAHMER, Débora et al.. A ABORDAGEM DE CONCEITOS DE TRIGONOMETRIA A PARTIR DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, TECNOLOGIAS DIGITAIS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA.. In: Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia. Anais...Concórdia(SC) IFC Campus Concórdia, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/175967-A-ABORDAGEM-DE-CONCEITOS-DE-TRIGONOMETRIA-A-PARTIR-DA-HISTORIA-DA-MATEMATICA-TECNOLOGIAS-DIGITAIS-E-INVESTIGACAO. Acesso em: 12/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes