JOGANDO SOCIOLOGIA

Publicado em 03/10/2019 - ISSN: 2317-8671

Título do Trabalho
JOGANDO SOCIOLOGIA
Autores
  • Sabrina Reginato Perin
  • Liamara Teresinha Fornari
Modalidade
Ensino Médio - Bolsistas de Projetos de Ensino
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
03/10/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/175964-jogando-sociologia
ISSN
2317-8671
Palavras-Chave
Sociologia, jogos, integração
Resumo
A sociologia desempenha um papel fundamental na formação dos alunos, uma vez que leva à reflexão, traz conhecimento e gera questionamentos sobre as relações sociais, a diversidade cultural, desigualdade social, preconceito e muitos outros temas da atualidade. Mesmo possuindo tamanha importância, geralmente, a disciplina não é valorizada em sala de aula, uma vez que é extremamente teórica e isso pode levar a um desinteresse por parte dos alunos. Como tentativa de reverter essa situação, muitos educadores vêm complementando suas metodologias com ferramentas de ensino diversificadas. Os jogos tem se mostrado uma alternativa interessante para esta área do conhecimento, pois proporcionam ao aluno uma fixação dos conceitos de uma forma divertida e prazerosa, gerando integração em sala de aula. De natureza lúdica, o projeto Jogando Sociologia no seu primeiro ano de funcionamento (2018) buscou desenvolver e adaptar jogos, tanto físicos quanto virtuais, a partir do conteúdo dessa disciplina. Nesse segundo ano de desenvolvimento optou-se por aprimorar alguns dos jogos anteriormente desenvolvidos. Tal aprimoramento se dá principalmente no que se refere a materialidade do jogo, materiais utilizados, impressões e design. Nesse contexto, foi perceptível uma relatividade de tempo para a execução do projeto, então optou-se pela aplicação de melhorias nos jogos pife sociológico, jogo da memória dos autores clássicos e o "Quem sou sociológico". A partir da experiência já acumulada com esse projeto percebeu-se que a utilização de jogos é uma estratégia para que mais alunos participem e movimentem-se nas aulas. Mesmo que o mundo tenha tomado uma toada virtualizada, os mecanismos de jogos físicos ainda carregam sua ludicidade clássica e importante para um cotidiano cada vez mais aligeirado e superficial. Em suma, agregar o conteúdo à tecnologia sob a forma de jogos também é uma alternativa válida para complementar o ensino, tornando as aulas mais dinâmicas e despertando o interesse pela sociologia.
Título do Evento
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão 2019
Cidade do Evento
Concórdia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PERIN, Sabrina Reginato; FORNARI, Liamara Teresinha. JOGANDO SOCIOLOGIA.. In: Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia. Anais...Concórdia(SC) IFC Campus Concórdia, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/175964-JOGANDO-SOCIOLOGIA. Acesso em: 12/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes