A ABORDAGEM DE CONCEITOS DA ESTATÍSTICA: POSSIBILIDADES A PARTIR DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E INVESTIGAÇÃO

Publicado em 03/10/2019 - ISSN: 2317-8671

Título do Trabalho
A ABORDAGEM DE CONCEITOS DA ESTATÍSTICA: POSSIBILIDADES A PARTIR DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E INVESTIGAÇÃO
Autores
  • ELISEU LAUSCH
  • Patrícia Gritti
  • Eliane Suely Everling Paim
  • Sheila Crisley de Assis
  • Camila Cristina Lopes
  • Andriceli Richter
Modalidade
Graduação, Pós-graduação e Qualificação Profissional - Não Bolsista
Área temática
Multidisciplinar (Ensino de Ciências e Matemática, Materiais, Biotecnologia, etc)
Data de Publicação
03/10/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/175904-a-abordagem-de-conceitos-da-estatistica--possibilidades-a-partir-da-historia-da-matematica-e-investigacao
ISSN
2317-8671
Palavras-Chave
Estatística. História da Matemática. Investigação Matemática.
Resumo
Neste relato de experiência apresentamos uma situação de prática em sala de aula que assumiu o formato de uma oficina que abordou o tema Probabilidade. A prática foi desenvolvida dentro do Projeto Residência Pedagógica (PRP) em Matemática do Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia (IFC). O projeto tem como objetivo uma maior imersão dos alunos das licenciaturas em sala de aula, para que o processo de formação de professores seja mais sólido e, dê mais preparo aos acadêmicos para quando forem atuar. A prática se desenvolveu na Escola de Educação Básica Professor Olavo Cecco Rigon, que em parceria com o IFC compõe os núcleos do PRP em Matemática em uma do terceiro ano do Ensino Médio, sendo esta constituída de sete alunos, em que a prática desenvolvida foi pautada em metodologias como História da Matemática e Investigação Matemática. As metodologias empregadas tiveram como objetivo trazer significância aos conceitos abordados durante a oficina. Por meio da História da Matemática foi possível dar significado ao que foi apresentado, pois a partir de aspectos históricos é possível uma maior interdisciplinaridade dos conceitos apresentados, assim como, para compreender o movimento histórico que permeou a constituição de determinado conceito, no caso em questão para que fim a Probabilidade começou a ser estudada e que problemas ela tentava resolver, e também como a evolução dos conhecimentos nos trouxe a Probabilidade contemporânea. Por meio da Investigação Matemática é possível uma imersão mais significativa. Ao aprendizado, pois os alunos participam de todo o processo de construção do conhecimento desde levantamento de hipóteses até a verificação destas. No contexto da oficina, a Investigação Matemática serviu para verificar a honestidade de uma moeda, verificando-a por meio de uma “definição frequentista” de Probabilidade, onde por meio de teste de hipótese os alunos definiram conceitos de Probabilidade. A partir desta prática foi possível observar o engajamento dos alunos com o tema proposto, uma vez que eles participaram da construção do conhecimento ativamente, em que a partir das metodologias foi possível demonstrar a importância do que foi apresentado. Tendo em vista que cada indivíduo aprende de forma distinta a utilização de várias metodologias de ensino visa promover o conhecimento de forma democrática, mas também, como uma forma de significar o conhecimento matemático por muitas vezes visto como apenas algo abstrato.
Título do Evento
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão 2019
Cidade do Evento
Concórdia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LAUSCH, ELISEU et al.. A ABORDAGEM DE CONCEITOS DA ESTATÍSTICA: POSSIBILIDADES A PARTIR DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E INVESTIGAÇÃO.. In: Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia. Anais...Concórdia(SC) IFC Campus Concórdia, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/175904-A-ABORDAGEM-DE-CONCEITOS-DA-ESTATISTICA--POSSIBILIDADES-A-PARTIR-DA-HISTORIA-DA-MATEMATICA-E-INVESTIGACAO. Acesso em: 21/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes