A CARÊNCIA DO ENSINO EM ASTRONOMIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Publicado em 03/10/2019 - ISSN: 2317-8671

Título do Trabalho
A CARÊNCIA DO ENSINO EM ASTRONOMIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS
Autores
  • NYSA KATHLEEN AULER
  • Lucas Ramos Vieira
Modalidade
Ensino Superior - Bolsistas de Projetos de Extensão
Área temática
Ciências Exatas e da Terra
Data de Publicação
03/10/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/175846-a-carencia-do-ensino-em-astronomia-nas-escolas-publicas
ISSN
2317-8671
Palavras-Chave
Astronomia, Ensino, Escolas Públicas
Resumo
Não é raro alunos do ensino fundamental/médio e até jovens formados que não possuem domínio em Português e Matemática, seja no entendimento mais avançado, com contas e contextos mais elaborados, mas também nas formações mais simples, como as quatro operações básicas e construção de frases. No entanto, isso não acontece somente com estas disciplinas. Mesmo com anos de estudo, materiais didáticos atualizados e professores formados trabalhando na educação básica, a Astronomia é pouco trabalhada nas salas de aula. Isto acontece pela carência do estudo e capacitação na formação docente. De tal forma, boa parte dos professores se veem confrontados em trabalhar o assunto. Porém, quando é trabalhada, algumas concepções astronômicas estudadas por alunos e professores são baseadas principalmente em senso comum, ideias ingênuas e concepções alternativas. Ideias como Terra plana, geocentrismo, mudança das estações do ano causadas pelo afastamento do Sol, entre outras, são muito comuns. O problema também é decorrente do material usado, mesmo com livros que já respeitam tamanhos de escala e apresentam estudos astronômicos, a maioria apresenta o assunto de forma incoerente, prejudicando o estudo. Sendo assim, o objetivo deste projeto é apontar as ideias precipitadas e utilizadas no ensino destas matérias e averiguar os materiais geralmente usados nestas aulas e apresentar recursos que facilitam o ensino de astronomia nas séries da Educação Básica, seja no ensino fundamental ou médio. Grande parte dos livros observados apresentam imagens do Sistema Solar fora de escala, ou seja, imagens meramente ilustrativas que levam a crer e confundir o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Observamos também alunos e professores que possuem um conhecimento básico sobre Astronomia, e grande parte é baseada nos ideais de senso comum. Futuramente, pretende-se realizar uma pesquisa com o corpo docente das escolas públicas da região sobre a vivência e perspectiva no assunto. O ensino astronômico deve ser mais estudado, principalmente no ensino fundamental, de forma correta e lógica, já que o estudo do Universo e dos Cosmos é exigido na Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica. Para isso, é necessário a implementação do assunto na formação de Professores para que mais tarde em seu ambiente de trabalho, a Astronomia seja trabalhada de forma coerente e lúdica.
Título do Evento
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão 2019
Cidade do Evento
Concórdia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

AULER, NYSA KATHLEEN; VIEIRA, Lucas Ramos. A CARÊNCIA DO ENSINO EM ASTRONOMIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS.. In: Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia. Anais...Concórdia(SC) IFC Campus Concórdia, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/175846-A-CARENCIA-DO-ENSINO-EM-ASTRONOMIA-NAS-ESCOLAS-PUBLICAS. Acesso em: 10/09/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes