DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CENTESIMAL E CONTEÚDO MINERAL DA PLANTA ALIMENTÍCIA NÃO CONVENCIONAL (PANC) UVA DO JAPÃO (HOVENIA DULCIS)

Publicado em 03/10/2019 - ISSN: 2317-8671

Título do Trabalho
DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CENTESIMAL E CONTEÚDO MINERAL DA PLANTA ALIMENTÍCIA NÃO CONVENCIONAL (PANC) UVA DO JAPÃO (HOVENIA DULCIS)
Autores
  • Naiara Carla Zanferari
  • Anariê Gargetti
  • Elis Samara Meyring
  • Anildo Cunha Junior
  • Nei Fronza
  • ALVARO VARGAS JUNIOR
  • Fabiana Bortolini Foralosso
  • Sheila Mello da Silveira
Modalidade
Ensino Superior - Bolsistas de Projetos de Pesquisa
Área temática
Ciência e Tecnologia de Alimentos
Data de Publicação
03/10/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/175824-determinacao-da-composicao-centesimal-e-conteudo-mineral-da-planta-alimenticia-nao-convencional-(panc)-uva--do-ja
ISSN
2317-8671
Palavras-Chave
PANC, alimentação alternativa, Hovenia dulcis
Resumo
O Brasil é considerado um dos países com a maior biodiversidade mundial mas, apesar dessa extensa variedade de espécies vegetais, o homem utiliza apenas uma pequena parcela, resultando numa baixa diversificação dos alimentos consumidos. As plantas alimentícias não convencionais (PANC’s), chamadas de matos ou daninhas, que estão em desuso pela população, podem ser consideradas fontes complementares de alimentos. Informações sobre a composição dos alimentos consumidos são fundamentais para se alcançar a segurança alimentar e nutricional. Deste modo, objetivou-se com o presente trabalho determinar a composição centesimal e o conteúdo mineral parcial das folhas da PANC Hovenia dulcis, conhecida popularmente como uva-do-Japão. O material vegetal foi colhido na cidade de Concórdia. A determinação de proteínas foi realizada pelo método de Kjeldahl, utilizando o fator 6,25 para a conversão em proteína bruta; as cinzas foram determinadas por incineração em mufla a 600°C por 8 horas; o teor de lipídios foi quantificado em extrator soxhlet utilizando éter de petróleo como solvente, durante 8 horas a 70°C e a umidade foi determinada por aquecimento em estufa a 105 °C por 6 horas, seguindo a metodologia descrita pelo Instituto Adolfo Lutz. O conteúdo de fibras foi determinado de acordo com o método Ba 6a-05 da AOAC, realizando-se a digestão em meio ácido e em seguida em meio alcalino, sendo posteriormente determinados os minerais fósforo, cálcio, magnésio, sódio e potássio por espectrometria de emissão óptica. Os carboidratos totais foram determinados pela diferença entre os demais constituintes pela seguinte fórmula: %CHO totais= 100% - (%umidade + %proteínas + %lipídios + %cinzas + %fibras). A uva-do-Japão destacou-se pelo seu teor de proteína bruta de 8,2%, valor quase 3 vezes maior do que a quantidade de proteína encontrada em couve crua (2,9%), de acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO). Em base seca, o teor de proteína presente na uva-do-Japão (32,16%) é também maior do que o encontrado na PANC ora-pro-nóbis (25%), sendo esta última considerada uma planta altamente rica em proteína foliar. Salienta-se ainda o conteúdo inorgânico presente na uva-do-Japão, de 3,21%. Dentre esses minerais, o potássio apresentou conteúdo duas vezes maior que a alface lisa. Mediante tais resultados, conclui-se que a uva-do-Japão pode ser uma alternativa viável para complementar a alimentação humana, contudo, recomenda-se mais estudos sobre sua composição e possíveis incorporações em alimentos para aumentar os teores de proteína presentes.
Título do Evento
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão 2019
Cidade do Evento
Concórdia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ZANFERARI, Naiara Carla et al.. DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CENTESIMAL E CONTEÚDO MINERAL DA PLANTA ALIMENTÍCIA NÃO CONVENCIONAL (PANC) UVA DO JAPÃO (HOVENIA DULCIS).. In: Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia. Anais...Concórdia(SC) IFC Campus Concórdia, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/175824-DETERMINACAO-DA-COMPOSICAO-CENTESIMAL-E-CONTEUDO-MINERAL-DA-PLANTA-ALIMENTICIA-NAO-CONVENCIONAL-(PANC)-UVA--DO-JA. Acesso em: 27/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes