CONTRIBUIÇÕES DO PLANEJAMENTO DE AULA COLETIVO: UMA PRÁTICA VIVENCIADA PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) EM MATEMÁTICA NO IFC – CAMPUS CONCÓRDIA

Publicado em 03/10/2019 - ISSN: 2317-8671

Título do Trabalho
CONTRIBUIÇÕES DO PLANEJAMENTO DE AULA COLETIVO: UMA PRÁTICA VIVENCIADA PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) EM MATEMÁTICA NO IFC – CAMPUS CONCÓRDIA
Autores
  • Francini Coelli Schneider Schwingel
  • Andriceli Richter
  • Lucas Borges Vargas
  • Eliane Suely Everling Paim
  • Sheila Crisley de Assis
  • Camila Cristina Lopes
Modalidade
Ensino Superior - Bolsistas de Projetos de Ensino e Monitoria
Área temática
Multidisciplinar (Ensino de Ciências e Matemática, Materiais, Biotecnologia, etc)
Data de Publicação
03/10/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/175787-contribuicoes-do-planejamento-de-aula-coletivo--uma-pratica-vivenciada-pelo-programa-residencia-pedagogica-(prp)-
ISSN
2317-8671
Palavras-Chave
Residência Pedagógica, Planejamento, Discussão Coletiva
Resumo
O Projeto que configura uma Política Pública Federal, denominado PRP, tem como objetivo aperfeiçoar a formação de acadêmicos de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam a prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma integrada a teoria e prática profissional. As ações previstas no projeto da Residência envolvem experiências dos licenciados, através dos objetivos desenvolvidos em cada subprojeto da instituição. O subprojeto desenvolvido no IFC- Campus Concórdia proporciona o aperfeiçoamento do Estágio Supervisionado, onde as avaliações do planejamento acontecem de forma coletiva, envolvendo todos os participantes, desencadeando uma aproximação e a participação comum dos alunos, que impacta no desenvolvimento das atividades. Envolvendo residentes, preceptores e docentes orientadores com intuito de promover e articular práticas em comum, levando a outro patamar, visando aproximar o ensino e aprendizagem na educação. Iniciado no mês de agosto de 2018 e com término previsto para fevereiro de 2020, o PRP no Campus prevê o aproveitamento do Estágio Supervisionado III e Estágio Supervisionado IV para os bolsistas residentes, conforme prevê o edital da 06/2018 da Capes. O PRP em Matemática também possibilita ao aluno estar imerso em um ambiente conhecido do professor da universidade e tratado por ambos como objeto de investigação da profissão docente, se tornando um grande diferencial na sua formação. Neste sentido, a parceria entre a universidade e a escola permite a inserção do aluno no cotidiano de sua profissão, promovendo uma construção de relação de confiança entre a escola e universidade. Os encontros do PRP são realizados semanalmente, em horário anterior ao início das aulas, ou nos sábados letivos, a partir de um comum acordo ou da grande maioria. Ademais, no âmbito dos encontros são realizadas discussões coletivas dos textos, bem como a análise e reflexão dos planejamentos de aula a serem aplicadas e desenvolvidos em uma sala de aula real, conforme propõe o edital. A discussão coletiva de textos, ou dos planejamentos tem se tornado uma prática no âmbito da PRP e tem fomentado discussões, possibilitado a construção coletiva de conhecimentos no que respeita ao planejamento. Nesse sentido, destacamos a importância do planejamento coletivo no sentido de bases fortes e alicerces no que respeita a atuação profissional, já que ainda somos licenciandos e estamos nos constituindo enquanto futuros professores. Possibilita a construção coletiva e mais adequada das aulas, onde os diversos aspectos que permeiam a intervenção pedagógica podem ser melhor regulados considerando as diferentes perspectivas sobre as atividades, recursos e sala de aula. Em suma, o PRP em matemática, promove uma interação estreita e coletiva entre seus participantes, promovendo ao licenciando a importância da percepção do trabalho e planejamento coletivo como elemento importante de sua vida cotidiana e de sua atuação profissional.
Título do Evento
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão 2019
Cidade do Evento
Concórdia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SCHWINGEL, Francini Coelli Schneider et al.. CONTRIBUIÇÕES DO PLANEJAMENTO DE AULA COLETIVO: UMA PRÁTICA VIVENCIADA PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) EM MATEMÁTICA NO IFC – CAMPUS CONCÓRDIA.. In: Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia. Anais...Concórdia(SC) IFC Campus Concórdia, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/175787-CONTRIBUICOES-DO-PLANEJAMENTO-DE-AULA-COLETIVO--UMA-PRATICA-VIVENCIADA-PELO-PROGRAMA-RESIDENCIA-PEDAGOGICA-(PRP)-. Acesso em: 16/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes