A CONTEXTUALIZAÇÃO MATEMÁTICA ALIADA À OUTRAS METODOLOGIAS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS INTEIROS COM O 7º ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CONCÓRDIA

Publicado em 03/10/2019 - ISSN: 2317-8671

Título do Trabalho
A CONTEXTUALIZAÇÃO MATEMÁTICA ALIADA À OUTRAS METODOLOGIAS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS INTEIROS COM O 7º ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CONCÓRDIA
Autores
  • Samara Elisa Pelisson Cantelli
  • Daniele Martini
  • Flaviane Predebon Titon
Modalidade
Graduação, Pós-graduação e Qualificação Profissional - Não Bolsista
Área temática
Multidisciplinar (Ensino de Ciências e Matemática, Materiais, Biotecnologia, etc)
Data de Publicação
03/10/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/175770-a-contextualizacao-matematica-aliada-a-outras-metodologias-para-o-processo-de-ensino-e-aprendizagem-dos-numeros-i
ISSN
2317-8671
Palavras-Chave
Contextualização, Matemática, Aprendizagem, Metodologias de Ensino.
Resumo
O presente artigo é resultado de uma investigação realizada durante o curso de Pós Graduação em Educação Matemática do Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia. A pesquisa foi realizada com uma turma de dezesseis alunos de uma escola municipal da cidade de Concórdia. A mesma foi idealizada a partir de inquietações da pesquisadora, que procurava respostas e alternativas para aprimorar a prática docente. O tema da pesquisa desenvolvida foi acerca da contribuição da contextualização, aliada a outras metodologias de ensino, para com o processo de ensino e aprendizagem acerca dos números inteiros, dado que em muitos casos observados nas escolas e, até mesmo, em livros didáticos a contextualização não passa de uma ferramenta para expor situações em que os alunos podem inserir e utilizar os conceitos matemáticos, em muitas vezes, de maneira restrita a operações que não fazem sentido algum, apenas mascaram os processos “mecânicos” a enunciados contextualizados. O objetivo geral era verificar a viabilidade de utilizar a contextualização em sala de aula e se somente a prática de contextualizar seria suficiente para alcançar o objetivo da aprendizagem. Objetivou-se, também, proporcionar uma reflexão aos profissionais da área da Educação Matemática e apresentar diferentes caminhos para facilitar a construção de conhecimento dos alunos. A investigação ocorreu durante aproximadamente dezesseis aulas, das quais, oito, foram realizadas com caráter tradicional, que contemplavam apenas atividades com enunciados e explicações contextualizados e, trabalhando o mesmo conteúdo, as demais aulas, desenvolveram-se a partir de práticas contextualizadas junto às metodologias da investigação matemática, resolução de problemas, materiais concretos e jogos. Além disso, foi realizado um pré e um pós teste, os quais apresentaram a distinção existente entre as duas formas trabalhadas, comprovando a teoria de que a contextualização, quando sozinha, não apresenta resultados satisfatórios se comparados aos obtidos após as aulas onde uniram-se a contextualização e os outros métodos. O pré teste foi desenvolvido após as primeiras aulas na forma de uma lista de exercícios e não foram atingidos os resultados esperados. Por outro lado, o pós teste, realizado após as aulas contextualizadas e com as outras metodologias, mostrou um avanço dos estudantes quanto aos conhecimentos sobre o determinado assunto. Devido a isso, pôde-se concluir que a contextualização é válida, mas precisa de outros recursos para complementá-la, dessa forma torna-se algo significativo no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.
Título do Evento
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão 2019
Cidade do Evento
Concórdia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CANTELLI, Samara Elisa Pelisson; MARTINI, Daniele; TITON, Flaviane Predebon. A CONTEXTUALIZAÇÃO MATEMÁTICA ALIADA À OUTRAS METODOLOGIAS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS INTEIROS COM O 7º ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CONCÓRDIA.. In: Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia. Anais...Concórdia(SC) IFC Campus Concórdia, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/175770-A-CONTEXTUALIZACAO-MATEMATICA-ALIADA-A-OUTRAS-METODOLOGIAS-PARA-O-PROCESSO-DE-ENSINO-E-APRENDIZAGEM-DOS-NUMEROS-I. Acesso em: 18/02/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes