PIBID NA ESCOLA

Publicado em 03/10/2019 - ISSN: 2317-8671

Título do Trabalho
PIBID NA ESCOLA
Autores
  • LUANA CRISTINA DA CONCEIÇÃO PIMENTEL
  • Agda Albiero Lazaroto
  • Adonis Rogério Fracaro
Modalidade
Graduação, Pós-graduação e Qualificação Profissional - Não Bolsista
Área temática
Multidisciplinar (Ensino de Ciências e Matemática, Materiais, Biotecnologia, etc)
Data de Publicação
03/10/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/175711-pibid-na-escola
ISSN
2317-8671
Palavras-Chave
PIBID, OBMEP, Matemática
Resumo
Desde o mês de Agosto de 2018, O PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência está sendo desenvolvido no curso de Matemática-Licenciatura do Instituto Federal Catarinense, Campus Concórdia. Esse programa visa aproximar e estimular os discentes da primeira metade do curso de Matemática a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica. O projeto se desenvolve de maneira que os discentes são acompanhados por um professor da escola e por um docente de uma das instituições de educação superior. No decorrer do programa, em uma das aulas do oitavo ano da Escola Básica Municipal Eugênio Pozzo, localizada em Concórdia - Santa Catarina, foi vivenciado a correção de prova da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP, que já teria sido realizada pelos alunos. A OBMEP se encontra atualmente na décima quinta edição, se tratando de um projeto nacional voltado às escolas públicas e privadas do território brasileiro. A mesma foi criada em 2005, com o objetivo principal de estimular e identificar talentos na área da Matemática. Seu público alvo é composto de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. A prova é desenvolvida em duas fases, sendo a primeira composta por prova objetiva e a segunda composta por prova discursiva. A partir da correção foi possível notar a dificuldade que os alunos apresentam em interpretar os enunciados e na resolução de problemas que envolvam frações. Contudo, buscou-se facilitar ao máximo a explicação e resolução das questões para prover o entendimento do problema. Após a experiência em relação a correção da prova da OBMEP, pode-se afirmar que o trabalho desenvolvido cumpriu com os objetivos iniciais. Pode-se observar que os alunos tiveram interesse na realização das atividades e demonstraram vontade em melhorar seus conhecimentos em atividades com bastante interpretação e raciocínio lógico. Essas atividades são de grande importância para a Educação Matemática.
Título do Evento
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão 2019
Cidade do Evento
Concórdia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PIMENTEL, LUANA CRISTINA DA CONCEIÇÃO; LAZAROTO, Agda Albiero; FRACARO, Adonis Rogério. PIBID NA ESCOLA.. In: Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia. Anais...Concórdia(SC) IFC Campus Concórdia, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/175711-PIBID-NA-ESCOLA. Acesso em: 13/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes