EXPERIENCIANDO A DOCÊNCIA A PARTIR DOS JOGOS E DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

Publicado em 03/10/2019 - ISSN: 2317-8671

Título do Trabalho
EXPERIENCIANDO A DOCÊNCIA A PARTIR DOS JOGOS E DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
Autores
  • Thomas Petry
  • Adonis Rogério Fracaro
  • Flaviane Predebon Titon
  • José Wnilson Figueirado
  • Renata Sachet
  • Tainá Stumpf Schwingel
Modalidade
Graduação, Pós-graduação e Qualificação Profissional - Não Bolsista
Área temática
Ciências Exatas e da Terra
Data de Publicação
03/10/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/175691-experienciando-a-docencia-a-partir-dos-jogos-e-da-historia-da-matematica
ISSN
2317-8671
Palavras-Chave
Docência, Jogos, História da Matemática, Egito Antigo.
Resumo
A utilização de Jogos e da História da Matemática está alinhada as denominadas metodologias e tendências, consideradas no campo da Educação Matemática de grande valia na diversificação das propostas de aula, pois, além de descaracterizar a Matemática como uma ciência pronta e estática, pode potencializar a construção do conteúdo ministrado nas escolas de Educação Básica. As metodologias e tendências aliam características de contextualização, conceito, ludicidade, entre outros, que podem atuar como catalizadores na aprendizagem e percepção do sentido da matéria pelos estudantes. A escola vive hoje um período histórico marcado pelo desinteresse pelo aprender e isso se dá com ampla transparência com relação à Matemática, visto que os alunos comumente a destacam como uma disciplina de difícil compreensão, associada, muitas vezes, a um “dom” ou uma espécie de exigência cognitiva extra. Diante disso, este trabalho tem como objetivo apresentar um material didático-metodológico construído e pensado para o trabalho com conteúdos da Geometria Espacial, utilizando-se do pressuposto do jogo e o uso da história, a fim de que os alunos sejam capazes de identificar figuras, distingui-las e relacionar elementos históricos com o conteúdo conceitual. Foi desenvolvido no primeiro semestre de 2019, no âmbito do curso de Matemática Licenciatura do Instituto Federal Catarinense – IFC Campus Concórdia, por acadêmicos da 3ª fase. O jogo intitulado “Vivendo no Egito Antigo”, elaborado a partir de estudos e vivências entre as disciplinas de Pesquisa e Processos Educativos III, História da Matemática e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), construído com o objetivo de aprender “brincando”, resgatando informações históricas e conceitos no movimento de manipulação. O material é voltado para o trabalho em grupos, favorecendo a interação e a discussão. Constitui-se de um tabuleiro, uma trilha numérica planificada (casas), nas quais as peças (jogadores) se movem de acordo com as jogadas de um dado. Para cada casa há uma carta relacionada, podendo se constituir em uma pergunta correlata ao conteúdo, uma punição ou jogada bônus. As informações das cartas estão ligadas a História da Matemática associada ao Antigo Egito. O jogo foi aplicado entre os acadêmicos cursistas da terceira fase e encontra-se, nesse momento, presente no planejamento para aplicação nas escolas concedentes do Pibid onde atuam os acadêmicos desenvolvedores. Resulta, nesta etapa, a satisfação no desenvolvimento de materiais manipuláveis para o ensino de Matemática, creditando que propostas dessa natureza contribuem para a perspectiva formativa do futuro professor e não apenas na reprodução de modelos, além do estímulo ao aluno em perceber a matéria de modo mais significativo e concreto. Em virtude de não ter sido efetivamente aplicado, se pode dimensionar precisamente as limitações do material. Este, portanto, será o desafio e o foco de análise frente aos dados que serão observados e coletados.
Título do Evento
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão 2019
Cidade do Evento
Concórdia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PETRY, Thomas et al.. EXPERIENCIANDO A DOCÊNCIA A PARTIR DOS JOGOS E DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA.. In: Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia. Anais...Concórdia(SC) IFC Campus Concórdia, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/175691-EXPERIENCIANDO-A-DOCENCIA-A-PARTIR-DOS-JOGOS-E-DA-HISTORIA-DA-MATEMATICA. Acesso em: 03/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes