ATIVIDADE INSETICIDA DOS EXTRATOS DE EUCALYPTUS GLOBULUS E CINNAMOMUM VERUM NO CONTROLE DO CASCUDINHO (ALPHITOBIUS DIAPERINUS)

Publicado em 03/10/2019 - ISSN: 2317-8671

Título do Trabalho
ATIVIDADE INSETICIDA DOS EXTRATOS DE EUCALYPTUS GLOBULUS E CINNAMOMUM VERUM NO CONTROLE DO CASCUDINHO (ALPHITOBIUS DIAPERINUS)
Autores
  • Regiane Carine Reck
  • Felipe Ferrazzo
  • Lara Cristine Schwertz
  • Adélia Pereira Miranda
  • Soraya Regina Sacco Surian
Modalidade
Graduação, Pós-graduação e Qualificação Profissional - Não Bolsista
Área temática
Medicina Veterinária
Data de Publicação
03/10/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/175466-atividade-inseticida-dos-extratos-de-eucalyptus-globulus-e-cinnamomum-verum-no-controle-do-cascudinho-(alphitobiu
ISSN
2317-8671
Palavras-Chave
Canela, eucalipto, avicultura.
Resumo
A avicultura de corte é considerada uma das principais atividades agrícolas do Brasil, sendo a região Sul a principal responsável pela produção e abate dessas aves. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o uso de extratos de eucalipto (Eucalyptus globulus) e canela (Cinnamomum verum) in vitro no controle do cascudinho (Alphitobius diaperinus). Os insetos foram coletados, em sua forma adulta, no aviário do setor de Zootecnia I, do Instituto Federal Catarinense, campus Concórdia, juntamente com uma porção da cama do aviário, e posteriormente foram contados, e distribuídos em grupos de 25, sendo postos em placas de petri, que continham aproximadamente cinco gramas de ração das aves (fonte de energia para os insetos), cinco gramas de cama de aviário e dez gramas de maravalha nova (substrato). Esses recipientes foram aspergidos, por meio de aspersor manual, pelas soluções a serem avaliadas de eucalipto e canela. Essas soluções foram preparadas após diluição em água destilada, resultando em soluções que continham a concentração de 10% de cada um dos produtos. Houve ainda dois grupos controles, sendo utilizado água destilada e álcool no momento da aspersão. Após esse procedimento, as placas foram alojadas em incubadora, onde ficaram acondicionados à uma temperatura entre 30 °C (temperatura em que estariam submetidos em condições normais) e em foto período ininterrupto de 14 horas de luz por dia. A avaliação dos recipientes foi feita diariamente, durante um período de dez dias consecutivos, sendo avaliados os insetos que vieram à óbito (taxa de mortalidade). Após o término dos testes os dados foram analisados obtendo-se a viabilidade do uso desses extratos. A taxa de eficiência do controle de água foi de 6,4%, e do controle de álcool de 14,4%. O extrato de canela (Cinnamomum verum) in vitro não apresentou-se efetivo, tento uma eficiência de 2,4%, porém, os extratos de eucalipto (Eucalyptus globulus) foram eficientes com uma taxa de mortalidade de 92,57%, e poderão constituírem uma nova forma e alternativa de controle, uma vez que o controle desses insetos vem sendo cada vez menos eficaz e de difícil resultado.
Título do Evento
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão 2019
Cidade do Evento
Concórdia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RECK, Regiane Carine et al.. ATIVIDADE INSETICIDA DOS EXTRATOS DE EUCALYPTUS GLOBULUS E CINNAMOMUM VERUM NO CONTROLE DO CASCUDINHO (ALPHITOBIUS DIAPERINUS).. In: Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia. Anais...Concórdia(SC) IFC Campus Concórdia, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/175466-ATIVIDADE-INSETICIDA-DOS-EXTRATOS-DE-EUCALYPTUS-GLOBULUS-E-CINNAMOMUM-VERUM-NO-CONTROLE-DO-CASCUDINHO-(ALPHITOBIU. Acesso em: 07/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes