DESENVOLVIMENTO DIDÁTICO DE UM MOTOR STIRLING

Publicado em 03/10/2019 - ISSN: 2317-8671

Título do Trabalho
DESENVOLVIMENTO DIDÁTICO DE UM MOTOR STIRLING
Autores
  • MATEUS AUGUSTO GABIATTI
  • Juliano Rossi de Oliveira
  • Mateus Bertol
  • Vitor Adelar Savoldi
  • Adélia Pereira Miranda
Modalidade
Ensino Médio - Montagem
Área temática
Multidisciplinar (Ensino de Ciências e Matemática, Materiais, Biotecnologia, etc)
Data de Publicação
03/10/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/175366-desenvolvimento-didatico-de-um-motor-stirling
ISSN
2317-8671
Palavras-Chave
motores, mecanização, mecânica
Resumo
No século XVII o homem começou a desenvolver conceitos para construir mecanismos para gerar força que pudessem levá-lo a grandes distâncias e certas velocidades. No século XVIII, com a Revolução Industrial, ocorreram transições e introdução de novos processos de manufatura. Neste cenário ocorreram importantes inovações na área de máquinas e seus modos de funcionamento. Assim, Nicolaus August Otto inventa o motor OTTO e Robert Stirling desenvolveu o motor STIRLING, uma máquina térmica de ciclo fechado com maior rendimento energético, superando facilmente os motores a gasolina, diesel e as máquinas a vapor. Hoje sua aplicação inclui a geração de energia elétrica em sondas espaciais e em usinas solares de diversas capacidades. O motor STIRLING funciona com um ciclo termodinâmico simples, pois consiste de duas câmaras em diferentes temperaturas que aquecem e resfriam um gás de forma alternada, provocando expansões e contrações, o que faz movimentar dois êmbolos ligados a um eixo comum. O gás utilizado nos modelos mais simples é o oxigênio. O motor apresenta diversas vantagens, como baixo potencial poluente, pois a combustão é contínua e não intermitente, permitindo a queima mais completa e eficiente do combustível. Pode utilizar qualquer fonte energética como a gasolina, etanol, metanol, gás natural, biogás, GLP e energia solar, bastando gerar uma diferença de temperatura significativa entre a câmara quente e a câmara fria para produzir trabalho. Sua maior desvantagem é na dificuldade de iniciar e variar sua velocidade de rotação rapidamente, sendo complicado o seu emprego em veículos como carros e caminhões. Ainda, por ser uma tecnologia pouco difundida, os motores STIRLING são mais caros, tanto na sua aquisição quanto na manutenção. A última inovação neste motor é o aperfeiçoamento deste para substituir os geradores termoelétricos de radioisótopos em uso atualmente nas sondas espaciais. Nesse projeto será construído, pelos próprios alunos, um protótipo do motor STIRLING utilizando materiais recicláveis como latas de diversos tamanhos, CDs, canos e cola e será acionado pelo calor gerado em uma vela, o qual criará a diferença de temperatura nas câmaras. Esse protótipo servirá de material didático para as aulas de Mecanização Agrícola e será utilizado em demonstrações em aulas práticas, visto que será doado ao IFC Campus Concórdia.
Título do Evento
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão 2019
Cidade do Evento
Concórdia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GABIATTI, MATEUS AUGUSTO et al.. DESENVOLVIMENTO DIDÁTICO DE UM MOTOR STIRLING.. In: Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia. Anais...Concórdia(SC) IFC Campus Concórdia, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/175366-DESENVOLVIMENTO-DIDATICO-DE-UM-MOTOR-STIRLING. Acesso em: 01/07/2025

Trabalho

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