ABORDAGENS METODOLÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO

Publicado em 03/10/2019 - ISSN: 2317-8671

Título do Trabalho
ABORDAGENS METODOLÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO
Autores
  • Dirlei Salete De Souza
  • Andriceli Richter
  • Júlia Senger
  • Camila Cristina Lopes
  • Eliane Suely Everling Paim
  • SHEILA ASSIS
Modalidade
Ensino Superior - Bolsistas de Projetos de Ensino e Monitoria
Área temática
Multidisciplinar (Ensino de Ciências e Matemática, Materiais, Biotecnologia, etc)
Data de Publicação
03/10/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/175053-abordagens-metodologicas-no-processo-de-ensino-e-aprendizagem-no-ensino-medio
ISSN
2317-8671
Palavras-Chave
Matemática, Metodologias, Perspectivas, Conceitos, Aprendizagem
Resumo
O presente relato expõe reflexões a partir do desenvolvimento de uma Oficina como parte das atividades relacionadas ao Programa Residência Pedagógica em Matemática, do Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia (IFC). Este Programa tem por objetivo desenvolver atividades norteadoras para a formação docente dos acadêmicos, de forma que estes possam imergir no ambiente escolar, futuro campo de trabalho. A Oficina ocorreu no IFC - Campus Concórdia, em uma turma do terceiro ano do curso Técnico em Agropecuária e desenvolveu-se com base nas abordagens de conceitos de “Equações de Reta e Circunferência”. A abordagem desses conceitos assumiu a perspectiva de um aprofundamento na utilização de novas concepções, apoiadas em metodologias relacionadas a Educação Matemática, a saber: História da Matemática, Jogos e Investigação Matemática com Tecnologias Digitais. A utilização das referidas metodologias tinha como pressuposto ampliar compreensões. Assim, a metodologia de História da Matemática possibilitou a compreensão do movimento histórico relacionado a constituição da noção de Equação de Reta e Circunferência. Nessa mesma perspectiva, o Jogo ocupou um importante papel durante a Oficina, pois o lúdico na sala de aula faz com que os alunos possam estudar de uma forma diferenciada e descontraída, desafiando-os a obter as compreensões necessárias sobre os conceitos estudados. Por fim, a metodologia de Investigação Matemática com Tecnologias Digitais possibilitou a compreensão geométrica relacionada ao estudo de Equações de Reta e Circunferência, proporcionando autonomia aos alunos, instigando-os a buscar compreensões próprias relacionadas aos conceitos abordados com auxílio da Tecnologia, ampliando a capacidade de visualização geométrica dos conceitos. De forma geral, notou-se que as atividades norteadoras da Oficina proporcionaram diversas formas de compreensão dos conceitos. Com a dinamicidade e metodologias utilizadas para realizar estas atividades, observou-se que para ensinar Matemática é preciso buscar diversas alternativas de modo que os alunos possam construir suas próprias concepções chegando ao aprendizado. Portanto, acredita-se que o uso de metodologias no ensino da Matemática é eficaz se usadas nos momentos oportunos, agregando maior interesse dos alunos para com a disciplina, podendo ajudar a superar as barreiras existentes, contribuindo assim para o processo de ensino aprendizagem.
Título do Evento
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão 2019
Cidade do Evento
Concórdia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, Dirlei Salete De et al.. ABORDAGENS METODOLÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO.. In: Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia. Anais...Concórdia(SC) IFC Campus Concórdia, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/175053-ABORDAGENS-METODOLOGICAS-NO-PROCESSO-DE-ENSINO-E-APRENDIZAGEM-NO-ENSINO-MEDIO. Acesso em: 14/09/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes