A MONITORIA NO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Publicado em 03/10/2019 - ISSN: 2317-8671

Título do Trabalho
A MONITORIA NO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Autores
  • bruna campetelli
  • Daniele Martini
Modalidade
Ensino Superior - Bolsistas de Projetos de Ensino e Monitoria
Área temática
Ciências Exatas e da Terra
Data de Publicação
03/10/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/174352-a-monitoria-no-ensino-de-calculo-diferencial-e-integral--desafios-e-perspectivas
ISSN
2317-8671
Palavras-Chave
Aprendizagem. Cálculo Diferencial e Integral. Monitoria.
Resumo
O Cálculo Diferencial e Integral é uma disciplina que consta na grade curricular de diversos cursos de graduação, entre eles, encontram-se as Engenharias, a Física, a Química e a própria Matemática. Muitas são as dificuldades encontradas pelos acadêmicos ao cursar tal disciplina, pois a mesma exige muitos conhecimentos básicos de Matemática e uma rigorosa disciplina de estudo e comprometimento, o que leva muitos acadêmicos a desistir da disciplina ou a reprovar, e, na pior das hipóteses, a desistir até mesmo do curso, conforme já constatava Barufi (1999) em sua tese de doutorado. Ainda, segundo Mello (2001), entre os motivos do alto índice de reprovação em Cálculo, encontram-se: a crença dos alunos e professores, que consideram normal a reprovação e o fracasso nessa disciplina; a falta de conhecimentos básicos, que deveriam ter sido adquiridos pelos alunos nos níveis de educação anteriores ao superior; a grande quantidade de novos conceitos trazidos pela disciplina; a falta de interesse e motivação por parte dos alunos, entre outros. Entre as atividades desenvolvidas pelo projeto, a principal trata-se da (re)explicação do conteúdo e auxílio no desenvolvimento das atividades propostas pelo professor. Entre os conteúdos com maiores dificuldades, destacam-se conteúdos de matemática básica (operações com frações, operações com números inteiros, divisão de polinômios, racionalização e fatoração), cálculo de limites indeterminados, uso das regras de derivação, cálculo de integrais e cálculo de áreas. Como resultados prévios, pode-se observar que os acadêmicos que participaram das atividades de monitoria obtiveram melhor entendimento do conteúdo, possibilitando-lhes assim, um melhor acompanhamento das aulas. Em relação a turma de Agronomia, observou-se que 100% dos acadêmicos foram aprovados por média na disciplina de Cálculo II, esse fato deve-se ao empenho conjunto professor-acadêmicos-monitor. Por fim, como uma primeira percepção, a monitoria mostra-se como um catalisador de aprendizagens.
Título do Evento
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão 2019
Cidade do Evento
Concórdia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CAMPETELLI, bruna; MARTINI, Daniele. A MONITORIA NO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.. In: Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia. Anais...Concórdia(SC) IFC Campus Concórdia, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/174352-A-MONITORIA-NO-ENSINO-DE-CALCULO-DIFERENCIAL-E-INTEGRAL--DESAFIOS-E-PERSPECTIVAS. Acesso em: 14/09/2024

Trabalho

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