UM ESTUDO SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE, CAMPUS CONCÓRDIA

Publicado em 03/10/2019 - ISSN: 2317-8671

Título do Trabalho
UM ESTUDO SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE, CAMPUS CONCÓRDIA
Autores
  • Aristo Sorlei Pegoraro
  • Liane Vizzotto
Modalidade
Graduação, Pós-graduação e Qualificação Profissional - Não Bolsista
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
03/10/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/174142-um-estudo-sobre-a-avaliacao-da-aprendizagem-nos-relatorios-de-estagio-do-curso-de-licenciatura-em-matematica-do-
ISSN
2317-8671
Palavras-Chave
Avaliação da aprendizagem, relatórios de estágio, formação inicial de professores.
Resumo
A avaliação da aprendizagem faz parte do processo de ensinar e de aprender, mas muitas vezes é relegada à mera forma instrumental. Este trabalho tem como objetivo analisar os aspectos ligados à avaliação da aprendizagem utilizados nas aulas de estágio do Curso de Licenciatura em Matemática, do Instituto Federal Catarinense, Campus Concórdia. A pesquisa é requisito à conclusão do Curso de Especialização em Educação Matemática. O objeto de estudo são 54 dos 75 relatórios de estágio IV do Curso (2013 a 2018), disponíveis no Sistema Pergamun. A questão central de pesquisa caracteriza-se pela pergunta: como está sendo realizada a avaliação da aprendizagem nos estágios no curso de Licenciatura em Matemática? Decorrente desta questão, categorizamos os dados coletados por meio do material empírico em: 1. concepção avaliativa que foi utilizada nos relatórios analisados, incluindo os teóricos (autores) e instrumentos utilizados na avaliação; 2. momento da aula em que a avaliação se processa; 3. identificação de como está sendo tratada a recuperação paralela. O estudo se caracteriza como uma pesquisa documental, de caráter qualitativo. Os achados da pesquisa, na primeira categoria, revelam que 61,11% (33 relatórios) apoiam suas análises em teóricos, destacando-se Cipriano Luckesi e Jussara Hoffmann (45,45%), cujas teorias voltam-se a conceber a avaliação da aprendizagem como um processo diagnóstico e como avaliação mediadora. Observa-se que 38,89% (21 relatórios) replicam a avaliação contida nos PPC ou PPP dos cursos das instituições concedentes do estágio, ou seja, não tomam os fundamentos teóricos da avaliação. Com relação aos instrumentos utilizados durante o estágio, a pesquisa revelou que dos 33 trabalhos que nominam autores, apenas 23 (69,69%) aplicaram instrumentos avaliativos durante o estágio. Tomando o quantitativo de 23 trabalhos que apresentam base teórica e que também demonstram o instrumento avaliativo aplicado, observa-se que 42,59% desses relatórios conseguiram trazer para a prática de estágio o binômio teoria e prática. No geral, 37 trabalhos (68,52%) aplicaram algum tipo de instrumento avaliativo. Chama a atenção que 17 relatórios (31,48) não aplicaram nenhuma avaliação e, destes, 7 (12,96%) relatórios não apresentaram nem fundamentos teóricos da avaliação, tampouco instrumento. Os instrumentos mais utilizados na avaliação, observados na segunda categoria, são provas e trabalhos (mais de 50%), aplicados entre o penúltimo e último dia de estágio (72,97%). Com relação a terceira categoria, nenhum trabalho realizou recuperação paralela, o que faz sentido quando observamos que a maioria das atividades avaliativas foram deixadas para o fim do estágio, entrando em contradição com a concepção dos autores citados em 61,11% dos trabalhos. De modo geral, a avaliação nos relatórios de estágio evidenciou-se, em sua maioria, fragmentada e desvinculada dos fundamentos teóricos que as sustentam. Além de repensar a avaliação, estes resultados podem subsidiar a prática docente de professores das Licenciaturas existentes no Campus Concórdia.
Título do Evento
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão 2019
Cidade do Evento
Concórdia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PEGORARO, Aristo Sorlei; VIZZOTTO, Liane. UM ESTUDO SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE, CAMPUS CONCÓRDIA.. In: Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia. Anais...Concórdia(SC) IFC Campus Concórdia, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/174142-UM-ESTUDO-SOBRE-A-AVALIACAO-DA-APRENDIZAGEM-NOS-RELATORIOS-DE-ESTAGIO-DO-CURSO-DE-LICENCIATURA-EM-MATEMATICA-DO-. Acesso em: 15/07/2025

Trabalho

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