ABORDAGENS DA COORIENTAÇÃO DE UM PROJETO DO ENSINO MÉDIO DE PESQUISA ESTATÍSTICA

Publicado em 03/10/2019 - ISSN: 2317-8671

Título do Trabalho
ABORDAGENS DA COORIENTAÇÃO DE UM PROJETO DO ENSINO MÉDIO DE PESQUISA ESTATÍSTICA
Autores
  • Ana Elisa Bée
  • Odvan Vicenzi Piva
  • Eliane Suely Everling Paim
  • Adonis Rogério Fracaro
Modalidade
Ensino Superior - Bolsistas de Projetos de Pesquisa
Área temática
Ciências Exatas e da Terra
Data de Publicação
03/10/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/173967-abordagens-da-coorientacao-de-um-projeto-do-ensino-medio-de-pesquisa-estatistica
ISSN
2317-8671
Palavras-Chave
PIBID, coorientação, pesquisa.
Resumo
O presente resumo objetiva a apresentação de relatos de experiências voltados para ações de coorientação de um trabalho interdisciplinar desenvolvido com alunos do ensino médio do Instituto Federal Catarinense-Campus Concórdia. Esse é um trabalho elaborado através das orientações dos professores de Geografia e Matemática, o qual consiste na análise de dados demográficos das cidades pertencentes à região da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC). A importância do presente trabalho é indiscutível, pois Demo (2007) defende a necessidade de se educar pela pesquisa e que este processo deve se iniciar já na Educação Básica. Para fins de estudos, essa pesquisa dá-se a partir da realização de diagnósticos estatísticos. A coorientação sucede-se por intermédio de acadêmicos do curso de Matemática-Licenciatura da instituição, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Um dos objetivos do projeto menciona a proposição do desenvolvimento de atividades voltadas aos primeiros contatos com a carreira docente, portanto a ação de auxiliar nesse trabalho que está sendo desenvolvido de forma conjunta é pertinente ao proposto. As coorientações tornam-se importantes do ponto de vista da formação profissional, pois permitem a aproximação dos acadêmicos ao ambiente escolar, oportunizando a vivência junto ao processo de ensino-aprendizagem. Algum ponto negativo refere-se à falta de experiência, tanto para administração de eventuais conflitos de ideias, quanto para auxílio na compreensão do conteúdo que está sendo desenvolvido na pesquisa. A partir do que já foi dito é interessante mencionar desafios vivenciados para a construção do trabalho, como por exemplo, a falta de embasamento teórico, referente a pesquisas estatísticas dessa natureza. Sendo assim tomamos como inovadora essa perspectiva. Concluindo, podemos salientar a importância de discutir questões relacionadas aos desafios da coorientação a partir de experiência de elaboração de trabalho com alunos do Ensino Médio. A experiência do trabalho é positiva tanto para os alunos do ensino médio que podem contar com o auxílio dos acadêmicos quanto para os acadêmicos que podem contar com a experiência da coorientação.
Título do Evento
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão 2019
Cidade do Evento
Concórdia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BÉE, Ana Elisa et al.. ABORDAGENS DA COORIENTAÇÃO DE UM PROJETO DO ENSINO MÉDIO DE PESQUISA ESTATÍSTICA.. In: Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia. Anais...Concórdia(SC) IFC Campus Concórdia, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/173967-ABORDAGENS-DA-COORIENTACAO-DE-UM-PROJETO-DO-ENSINO-MEDIO-DE-PESQUISA-ESTATISTICA. Acesso em: 12/07/2025

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