A ABORDAGEM DO CONCEITO DE FUNÇÃO: POSSIBILIDADES A PARTIR DO USO DE MATERIAL MANIPULÁVEL

Publicado em 03/10/2019 - ISSN: 2317-8671

Título do Trabalho
A ABORDAGEM DO CONCEITO DE FUNÇÃO: POSSIBILIDADES A PARTIR DO USO DE MATERIAL MANIPULÁVEL
Autores
  • Anelise Boscatto
  • Andriceli Richter
  • Camila Cristina Lopes
  • Cleiton Fornari
  • Eliane Suely Everling Paim
  • Sheila Crisley de Assis
Modalidade
Graduação, Pós-graduação e Qualificação Profissional - Não Bolsista
Área temática
Multidisciplinar (Ensino de Ciências e Matemática, Materiais, Biotecnologia, etc)
Data de Publicação
03/10/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/173908-a-abordagem-do-conceito-de-funcao--possibilidades-a-partir-do-uso-de-material-manipulavel
ISSN
2317-8671
Palavras-Chave
Experiência, Planejamento, Função e Material Manipulável
Resumo
O presente trabalho, materializa a experiência vivenciada por acadêmicos do curso de Matemática Licenciatura do IFC – Campus Concórdia no âmbito do programa Residência Pedagógica. Tal experiência constitui o planejamento e desenvolvimento de uma oficina em uma turma do primeiro ano do curso técnico em agropecuária. O planejamento da oficina desenvolveu-se a partir do tema Função, considerando aspectos como origem, definição e tipos de funções (injetora, sobrejetora e bijetora). Considerando os pressupostos da educação matemática e as discussões e perspectivas teóricas inerentes as disciplinas no que tange ao ensino e aprendizagem da matemática, a oficina buscou trabalhar o ensino de função por meio de materiais manipuláveis, objetivando tornar o ensino e a aprendizagem mais significativo. Com base nesta perspectiva, os acadêmicos elaboraram um material manipulável denominado “Diagrama de Flechas Manipulável”, fazendo com que ao manipular o diagrama de flechas, o aluno pudesse identificar a existência ou não de uma função bem como reconhecer elementos pertencentes ao domínio, contradomínio e imagem. Como estratégia metodológica, foram retomadas as ideias referentes a compreensão de função antes da utilização do material manipulável. Nesse sentido, a utilização do material manipulável deu-se a partir de perguntas e em articulação a conjuntos e a pares ordenados, em que os alunos deveriam efetuar a representação no diagrama e identificar domínio, contradomínio e imagem. Através da abordagem do conceito de função por meio do material manipulável, inferiu-se que as compreensões dessa manipulação se mostraram pouco significativas, uma vez que os estudantes já haviam estudado e discutido em aula os conceitos que abordamos na oficina. Nesse sentido, pondera-se que dependendo do objetivo de utilização do material manipulável e de seu design, o momento de utilização do mesmo deva ser levado em consideração para que sua utilização traga contribuições e possibilidades de compreensões sobre funções.
Título do Evento
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão 2019
Cidade do Evento
Concórdia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BOSCATTO, Anelise et al.. A ABORDAGEM DO CONCEITO DE FUNÇÃO: POSSIBILIDADES A PARTIR DO USO DE MATERIAL MANIPULÁVEL.. In: Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia. Anais...Concórdia(SC) IFC Campus Concórdia, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/173908-A-ABORDAGEM-DO-CONCEITO-DE-FUNCAO--POSSIBILIDADES-A-PARTIR-DO-USO-DE-MATERIAL-MANIPULAVEL. Acesso em: 07/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes