MONITORIA ACADÊMICA INTERDISCIPLINAR NA ÁREA DA FITOTECNIA

Publicado em 03/10/2019 - ISSN: 2317-8671

Título do Trabalho
MONITORIA ACADÊMICA INTERDISCIPLINAR NA ÁREA DA FITOTECNIA
Autores
  • Juliana Spezzatto
  • Rafael Alfredo Heberle
  • Volmir Kist
  • Cláudia Wiltgen
  • Otávio Bagiotto Rossato
  • Paulo Mafra de Almeida Costa
Modalidade
Ensino Superior - Bolsistas de Projetos de Ensino e Monitoria
Área temática
Agronomia
Data de Publicação
03/10/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/173803-monitoria-academica-interdisciplinar-na-area-da-fitotecnia
ISSN
2317-8671
Palavras-Chave
Aluno, Ensino, Aprendizagem, Recursos Humanos.
Resumo
A construção do conhecimento do aluno é o elemento primordial no processo de ensino e aprendizagem, sendo que os procedimentos metodológicos de ensino consistem nos princípios mais relevantes para o êxito da aprendizagem. Para isso, deve-se considerar não apenas a estrutura do conteúdo, mas como ele será ensinado. Desta forma, o monitor é considerado um agente do processo de ensino e aprendizagem, capaz de intensificar a relação professor-aluno-instituição. Uma vez que os programas de monitoria são atividades complementares que oportunizam aos alunos a vivência diferenciada das questões educacionais, o presente projeto tem como objetivo fortalecer o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, intensificar a relação professor-aluno-instituição e contribuir para a formação de recursos humanos na área de ensino. Por meio deste projeto foram atendidos alunos de quatro disciplinas da área da Fitotecnia do curso de Agronomia do Instituto Federal Catarinense, Campus Concórdia, sendo elas: Fisiologia Vegetal; Experimentação Agrícola; Uso, Manejo e Conservação do Solo; e, Tecnologia e Produção de Sementes e Mudas. A monitoria foi desenvolvida inicialmente por meio da formação e orientação do monitor, a qual foi conduzida pelos docentes responsáveis pelas disciplinas. Posteriormente, o monitor prestou assistência aos alunos sob diferentes aspectos curriculares, entre eles: preparação de soluções nutritivas utilizadas para o crescimento de plantas em atividades extraclasse dos alunos; auxílio na resolução de exercícios, trabalhos didáticos e utilização de softwares; organização da área experimental e dos laboratórios para viabilizar a realização de atividades práticas no campo e nos laboratórios. Como resultado desta estratégia, foi possível melhorar o atendimento e desenvolver outras atividades práticas anteriormente não oferecidas aos alunos destas disciplinas. Além disso, o monitor desenvolveu alguns produtos relacionados às disciplinas. Os principais produtos obtidos com a execução deste projeto foram os roteiros utilizados em aulas práticas. O desenvolvimento deste projeto também permitiu que a relação entre professor e aluno fosse estreitada, proporcionando aos discentes um melhor entendimento do conteúdo ministrado nas disciplinas. Este projeto contribuiu para a formação de recursos humanos na área da educação, oferecendo ao monitor a oportunidade de construir suas habilidades de ensino junto aos alunos.
Título do Evento
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão 2019
Cidade do Evento
Concórdia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SPEZZATTO, Juliana et al.. MONITORIA ACADÊMICA INTERDISCIPLINAR NA ÁREA DA FITOTECNIA.. In: Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia. Anais...Concórdia(SC) IFC Campus Concórdia, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/173803-MONITORIA-ACADEMICA-INTERDISCIPLINAR-NA-AREA-DA-FITOTECNIA. Acesso em: 02/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes