RELATO DE EXPERIÊNCIA NAS ATIVIDADES DE MONITORIA EM CÁLCULO, ÁLGEBRA E GEOMETRIA ANALÍTICA NO CURSO DE FÍSICA-LICENCIATURA

Publicado em 03/10/2019 - ISSN: 2317-8671

Título do Trabalho
RELATO DE EXPERIÊNCIA NAS ATIVIDADES DE MONITORIA EM CÁLCULO, ÁLGEBRA E GEOMETRIA ANALÍTICA NO CURSO DE FÍSICA-LICENCIATURA
Autores
  • Gabriela Wanlar
  • Gilmar de Oliveira Veloso
  • Jucimar Peruzzo
Modalidade
Ensino Superior - Bolsistas de Projetos de Ensino e Monitoria
Área temática
Multidisciplinar (Ensino de Ciências e Matemática, Materiais, Biotecnologia, etc)
Data de Publicação
03/10/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/173632-relato-de-experiencia-nas-atividades-de-monitoria-em-calculo-algebra-e-geometria-analitica-no-curso-de-fisica-li
ISSN
2317-8671
Palavras-Chave
Monitoria, Ensino, Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear e Geometria Analítica.
Resumo
Os elevados índices de reprovação e desistência em disciplinas de Pré-Cálculo, Cálculo I, Cálculo II, Cálculo III e Álgebra e Geometria Analítica do curso de Física-Licenciatura, comprovam as dificuldades que muitos alunos apresentam com relação ao entendimento dos assuntos trabalhados nestas disciplinas. Estas dificuldades são oriundas de inúmeros fatores, entre eles, a formação básica insuficiente. Com os objetivos de melhorar a qualidade e o desempenho acadêmico dos estudantes do curso de Física-Licenciatura e, consequentemente, diminuir os índices de desistência e reprovação nessas disciplinas, foi concebido esse projeto de monitoria. Estas disciplinas formam as fases iniciais dos cursos da área de Ciências Exatas, e oferecem ferramentas fundamentais para a interpretação e resolução de problemas da área, ocupando um papel importante nas fases iniciais dos cursos do IFC Campus Concórdia. Por outro lado, o processo de ensino e aprendizagem dessas disciplinas não é tarefa fácil, constituindo-se um grande desafio para docentes e discentes envolvidos. Neste sentido, o monitor surge para auxiliar na supressão destas dificuldades, possibilitando aos estudantes melhores desempenhos e, por conseguinte, melhor entendimento nestas áreas do conhecimento. As atividades monitoria são oferecidas aos alunos matriculados nas disciplinas supracitadas, em dia, local e horário determinado, totalizando seis horas semanais durante o semestre, onde os alunos trazem dúvidas em relação aos conteúdos ministrados nas respectivas disciplinas. Para o desenvolvimento das ações estabelecidas, são utilizadas, principalmente, a resolução de listas de exercícios de forma comentada e a exploração de softwares e aplicativos relacionados para a ilustração de conceitos. A resolução de problemas é uma importante estratégia de ensino e aprendizagem que faz o aluno pensar no problema, e envolve basicamente a compreensão do problema, construção e execução de um plano de resolução, bem como na revisão da solução. Assim, apesar da baixa procura dos alunos pela monitoria, até o momento, percebe-se que as dúvidas e dificuldades apresentadas foram discutidas e sanadas pelo monitor, através da revisão de conceitos básicos e apoio de recursos tecnológicos. Os resultados esperados com a execução das atividades, são os de que se consiga aumentar o número de alunos participantes da monitoria assim como atingir um maior entendimento dos conteúdos trabalhados em sala de aula.
Título do Evento
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão 2019
Cidade do Evento
Concórdia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

WANLAR, Gabriela; VELOSO, Gilmar de Oliveira; PERUZZO, Jucimar. RELATO DE EXPERIÊNCIA NAS ATIVIDADES DE MONITORIA EM CÁLCULO, ÁLGEBRA E GEOMETRIA ANALÍTICA NO CURSO DE FÍSICA-LICENCIATURA.. In: Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia. Anais...Concórdia(SC) IFC Campus Concórdia, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/173632-RELATO-DE-EXPERIENCIA-NAS-ATIVIDADES-DE-MONITORIA-EM-CALCULO-ALGEBRA-E-GEOMETRIA-ANALITICA-NO-CURSO-DE-FISICA-LI. Acesso em: 12/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes