IMPROVISAÇÃO NA SEMI: O TEATRO NO CONTEXTO DA SEMILIBERDADE

Publicado em 30/11/2018 - ISSN: 2359-2508

Título do Trabalho
IMPROVISAÇÃO NA SEMI: O TEATRO NO CONTEXTO DA SEMILIBERDADE
Autores
  • Giovani Cândido
  • Ester Cristina Bevian Graf
Modalidade
Resumo
Área temática
Projetos Interdisciplinares e Socioeducativos - Espaços Formais e Não Formais
Data de Publicação
30/11/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/seminariolicenciaturas2018/100587-improvisacao-na-semi--o-teatro-no-contexto-da-semiliberdade
ISSN
2359-2508
Palavras-Chave
Teatro; Semiliberdade; Teatro- Educação;
Resumo
Segundo Ferreira, na leitura de Aquino (1996, p.30), relação é: “uma ação que se exerce mutuamente entre duas ou mais coisas, ou duas ou mais pessoas; ação recíproca”. Neste sentido uma boa relação, ou uma relação social positiva, consiste em duas pessoas se comunicarem de maneira que se entendam, e, principalmente, se respeitem.Este princípio foi norteador do trabalho que aqui apresentamos. Escolheu-se, pois, a Associação Opção de Vida, uma casa de Semiliberdade no Estado de Santa Catarina que tem por finalidade o atendimento ao adolescente em Medida Socioeducativa e Internação Provisória. Foram desenvolvidos jogos teatrais e dramáticos baseados na Improvisação Teatral a fim de proporcionar aos jovens o conhecimento da mesma como canal também de comunicação. Dentre os objetivos mais específicos, definiu-se: a) Explorar jogos de improvisação com enfoque na comunicação e na expressão, buscando a manutenção do respeito entre os jogadores; b) Pesquisar/experimentar o corpo dentro do contexto de privação de liberdade, seus caminhos e a história que conta, através de jogos que exijam interação com toque e conexão visual;c) Conhecer o contexto dos adolescentes em situação de privação de liberdade e cumprimento de medida socioeducativa. Em 1996, Olga Reverbel publicou um livro no qual enunciava o processo de emancipação e livre expressão de alunos do ensino fundamental no Brasil em busca de um aprendizado assertivo com atividades globais de expressão no contexto escolar. Seu livro Jogos Teatrais na Escola provoca que “(...) se o aluno desenvolver suas capacidades de expressão, ou seja, espontaneidade, percepção, observação, imaginação e relacionamento grupal, estará aberto para todo tipo de aprendizagem” (REVERBEL, 1996, p. 155). Os jogos teatrais, por sua vez, aplicados semanalmente por uma hora e trinta minutos divididos em treze encontros eram muito dinâmicos, e provocaram o indivíduo a ver, ser visto, comunicar e ler. Todavia mais tempo é necessário para que haja mais afetividade e confiança na relação socioeducandos e instrutores de teatro, são jovens que, em geral, não tiveram muito do que o Teatro pode proporcionar, por exemplo: olho no olho, abraço, aceitação e cumplicidade. São jovens que, com certeza, durante o tempo conseguiriam aceitar e se aceitar. A improvisação trouxe para esses jovens, momentos de descontração e de cumplicidade, eles puderam perceber (ou mostraram) que o corpo é também material de trabalho, e que a aceitação, que é um dos maiores princípios da improvisação, é caminho para construção. Parafraseando Vygotsky, “quanto mais conhecimento, mais desenvolvimento”. Nesse sentido: na particularidade de cada um dos envolvidos, sejam estagiários, socioeducadores, ou socioeducandos, o contato com essa experiência provocou alguma mudança.
Título do Evento
XIV Seminário Integrado das Licenciaturas, VII Seminário PARFOR, VI Seminário PROESDE
Cidade do Evento
Blumenau
Título dos Anais do Evento
Anais do XIV Seminário Integrado das Licenciaturas, VII Seminário PARFOR, VI Seminário PROESDE
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CÂNDIDO, Giovani; GRAF, Ester Cristina Bevian. IMPROVISAÇÃO NA SEMI: O TEATRO NO CONTEXTO DA SEMILIBERDADE.. In: Anais do XIV Seminário Integrado das Licenciaturas, VII Seminário PARFOR, VI Seminário PROESDE. Anais...Blumenau(SC) FURB, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/seminariolicenciaturas2018/100587-IMPROVISACAO-NA-SEMI--O-TEATRO-NO-CONTEXTO-DA-SEMILIBERDADE. Acesso em: 05/12/2024

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