PROJETO CONTEXTO: A REMIÇÃO PELA LEITURA, O LETRAMENTO LITERÁRIO E AS PERSPECTIVAS DO ACADÊMICO NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Publicado em 30/11/2018 - ISSN: 2359-2508

Título do Trabalho
PROJETO CONTEXTO: A REMIÇÃO PELA LEITURA, O LETRAMENTO LITERÁRIO E AS PERSPECTIVAS DO ACADÊMICO NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Autores
  • Suelen Ramos
  • Karina Zendron da Cunha
  • Valéria Contrucci de Oliveira Mailer
  • Tainara Alessandra Debroski Pikart
  • Patrícia Gonçalves Jorge
Modalidade
Resumo
Área temática
Atendimento Educacional Especializado
Data de Publicação
30/11/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/seminariolicenciaturas2018/100556-projeto-contexto--a-remicao-pela-leitura-o-letramento-literario-e-as-perspectivas-do-academico-na-extensao-unive
ISSN
2359-2508
Palavras-Chave
Leitura. Remição de Pena. Formação de professores. Ressocialização. Letramento literário.
Resumo
Em seu segundo ano de execução, o Projeto Contexto constitui-se em uma parceria entre discentes e docentes dos cursos de Letras e Direito da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Secretaria de Justiça do Estado de Santa Catarina e Presídio Regional de Blumenau (PRB). O projeto de extensão universitária, orientado pela Lei 7.210/84 e pela Portaria 006/16, possibilita a remição de pena por meio da leitura e a ressocialização de 45 reeducandos em regime semiaberto que participam voluntariamente das ações do projeto. Esta socialização propõe i) relatar os procedimentos metodológicos utilizados pela equipe para diagnóstico, indicação literária e avaliação do reeducando; ii) compartilhar os resultados obtidos até o momento e iii) considerações sobre os impactos desse projeto na formação do bolsista de extensão. A abordagem teórica orienta-se pelas práticas do letramento literário. Ao voluntariar-se para o projeto, o reeducando preenche um questionário que tem por finalidade diagnosticar seu nível de escolaridade e suas preferências literárias. Depois que a equipe analisa as respostas, indica-se uma obra adequada ao perfil de cada reeducando, que terá entre 20 e 30 dias para realizar a leitura. Depois de finalizada a leitura, o reeducando é submetido aos procedimentos avaliativos que consistem em uma avaliação escrita em formato de resenha, com peso 5, e uma avaliação oral, também com peso 5. Caso atinja a nota mínima 6, o reeducando tem direito a quatro dias de remição. Entre março de 2017 e junho de 2018, foram enviados à justiça 208 pareceres favoráveis à remição. Vivenciar o ambiente do cárcere durante a formação inicial em um curso superior possibilita aos estudantes da graduação a maturação da perspectiva das necessidades de políticas públicas engajadas e direcionadas à uma educação de qualidade, nesse caso, em especial, as destinadas aos espaços de privação de liberdade.
Título do Evento
XIV Seminário Integrado das Licenciaturas, VII Seminário PARFOR, VI Seminário PROESDE
Cidade do Evento
Blumenau
Título dos Anais do Evento
Anais do XIV Seminário Integrado das Licenciaturas, VII Seminário PARFOR, VI Seminário PROESDE
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RAMOS, Suelen et al.. PROJETO CONTEXTO: A REMIÇÃO PELA LEITURA, O LETRAMENTO LITERÁRIO E AS PERSPECTIVAS DO ACADÊMICO NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA.. In: Anais do XIV Seminário Integrado das Licenciaturas, VII Seminário PARFOR, VI Seminário PROESDE. Anais...Blumenau(SC) FURB, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/seminariolicenciaturas2018/100556-PROJETO-CONTEXTO--A-REMICAO-PELA-LEITURA-O-LETRAMENTO-LITERARIO-E-AS-PERSPECTIVAS-DO-ACADEMICO-NA-EXTENSAO-UNIVE. Acesso em: 04/12/2024

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