A RE-ASCENÇÃO DO CONSERVADORISMO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E SEUS DESDOBRAMENTOS NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO

Publicado em 02/09/2020 - ISBN: 978-65-88243-21-3

Título do Trabalho
A RE-ASCENÇÃO DO CONSERVADORISMO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E SEUS DESDOBRAMENTOS NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO
Autores
  • Aline Cristine Ferreira Braga Do Carmo
Modalidade
Trabalho Completo (português)
Área temática
Conservadorismo e educação na América Latina
Data de Publicação
02/09/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/seminariogpeted2020/269477-a-re-ascencao-do-conservadorismo-na-educacao-brasileira-e-seus-desdobramentos-na-rede-federal-de-educacao
ISBN
978-65-88243-21-3
Palavras-Chave
Educação; Educação Profissional; Ultraneoliberalismo; Conservadorismo.
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo central compreender e desvelar o processo de reconstrução do conservadorismo e de intensificação do neoliberalismo no Brasil e os desdobramentos desta vertente na Educação Federal. Buscando compreender de que forma a nova configuração política e econômica nacional interferem nas formulações legais direcionadas à Rede Federal de Educação, com ênfase nos Institutos Federais de Educação (IFs). Abordando um recorte histórico que corresponde as tramas do Golpe de 2016 até os presentes dias. Para o desenvolvimento do trabalho utiliza-se a pesquisa bibliográfica em livros e periódicos e a análise documental. Tendo como ponto de partida as mudanças propostas e efetuadas na Educação Profissional a fim de compreender como os governos federais de Temer e Bolsonaro promovem a aplicabilidade de um “novo” projeto de país e consequentemente de educação. Compreende-se que até o presente momento as concepções ultraneoliberal e conservadora estão sendo paulatinamente inseridas na dinâmica dos IFs, haja vista diretrizes da Reforma do Ensino Médio, os cortes de verbas, o contingenciamento efetuado em 2019, tentativas intervencionistas no que tange aos dirigentes, dentre outros. Conjunturas estas que permitem compreender que estamos vivenciando um momento da história brasileira de avanço ultraneoliberal e este reverbera na Educação, condições que inviabilizam processos formativos plenos para a classe trabalhadora. No entanto, apesar das inúmeras tentativas de descaracterização da Rede Federal, retirada da autonomia e limitação orçamentária, há uma tendência de resistência entre os membros, alunos, servidores e dirigentes da Rede Federal no que tange o desmonte da educação pública federal.
Título do Evento
III Seminário Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: Para onde vai a educação? – Crise do capital, conservadorismo e desafios à democracia na América Latina (200 anos de Friedrich Engels)
Título dos Anais do Evento
Anais do seminário estado, trabalho, educação e desenvolvimento: para onde vai a educação? - crise do capital, conservadorismo e desafios à democracia na América Latina (200 anos de Friedrich Engels)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

CARMO, Aline Cristine Ferreira Braga Do. A RE-ASCENÇÃO DO CONSERVADORISMO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E SEUS DESDOBRAMENTOS NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO.. In: Anais do seminário estado, trabalho, educação e desenvolvimento: para onde vai a educação? - crise do capital, conservadorismo e desafios à democracia na América Latina (200 anos de Friedrich Engels). Anais...Niterói(RJ) Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/seminariogpeted2020/269477-A-RE-ASCENCAO-DO-CONSERVADORISMO-NA-EDUCACAO-BRASILEIRA-E-SEUS-DESDOBRAMENTOS-NA-REDE-FEDERAL-DE-EDUCACAO. Acesso em: 21/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes