Título do Trabalho
ORGANIZAÇÃO TEMPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DA SUBSERVIÊNCIA A HUMANIZAÇÃO
Autores
  • Mariana Natal Prieto
  • MARILETE TEREZINHA DE MARCO
  • MARCELO CAMPOS PEREIRA
Modalidade
Trabalho Completo (português)
Área temática
Educação e Classes sociais
Data de Publicação
02/09/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/seminariogpeted2020/269400-organizacao-temporal-na-educacao-infantil--da-subserviencia-a-humanizacao
ISBN
978-65-88243-21-3
Palavras-Chave
Educação, Educação Infantil, Teoria Histórico-Cultural, Organização do tempo, Humanização.
Resumo
Este texto apresenta resultados de pesquisa de mestrado em Educação concluída que teve por objetivo compreender os aspectos indicativos da organização do tempo em Escolas de Educação Infantil (EEI) municipais de Avaré (SP), focando os impactos dessa organização para o processo de humanização na infância. O estudo em questão envolveu procedimentos metodológicos de revisão bibliográfica e observação de cinco turmas de período integral de crianças com três anos de idade, além de entrevista semiestruturada com dez professoras. A produção de dados revelou uma organização do tempo institucional que não respeita o tempo individual da criança, limitando as oportunidades de envolvimento e protagonismo infantil nas situações educativas propostas diariamente. Dos estudos realizados é possível afirmar que a organização temporal requer planejamento, acompanhamento e avaliação intencional e conscientemente dirigida à humanização a fim de oferecer às crianças máximas possibilidades de aprendizagens e desenvolvimento na Educação Infantil.
Título do Evento
III Seminário Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: Para onde vai a educação? – Crise do capital, conservadorismo e desafios à democracia na América Latina (200 anos de Friedrich Engels)
Título dos Anais do Evento
Anais do seminário estado, trabalho, educação e desenvolvimento: para onde vai a educação? - crise do capital, conservadorismo e desafios à democracia na América Latina (200 anos de Friedrich Engels)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

PRIETO, Mariana Natal; MARCO, MARILETE TEREZINHA DE; PEREIRA, MARCELO CAMPOS. ORGANIZAÇÃO TEMPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DA SUBSERVIÊNCIA A HUMANIZAÇÃO.. In: Anais do seminário estado, trabalho, educação e desenvolvimento: para onde vai a educação? - crise do capital, conservadorismo e desafios à democracia na América Latina (200 anos de Friedrich Engels). Anais...Niterói(RJ) Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/seminariogpeted2020/269400-ORGANIZACAO-TEMPORAL-NA-EDUCACAO-INFANTIL--DA-SUBSERVIENCIA-A-HUMANIZACAO. Acesso em: 12/07/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes