Título do Trabalho
MODERNIZAÇÃO CONSERVADORA E EDUCAÇÃO NO BRASIL (1871-1931)
Autores
  • Andre Luís Gabriel
  • Fernanda Batista Alves
Modalidade
Trabalho Completo (português)
Área temática
Conservadorismo e educação na América Latina
Data de Publicação
02/09/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/seminariogpeted2020/269176-modernizacao-conservadora-e-educacao-no-brasil-(1871-1931)
ISBN
978-65-88243-21-3
Palavras-Chave
Educação; História; Conservadorismo; Modernização; Capitalismo.
Resumo
A presente proposta de comunicação é parte dos estudos que estamos realizando sobre a História da gênese do Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro (Sinpro-Rio) em tempos de modernização conservadora do capitalismo no Brasil (1871–1931), no âmbito do Grupo de Pesquisa em História e Teoria da Profissão e do Educador Social (Gruphis), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Nove de Julho (Uninove). A pesquisa tem como objetivo principal analisar o processo sócio histórico em que se consolida a atuação organizativa e sociopolítica de professores no âmbito do associativismo e do sindicalismo em educação. Neste texto, em específico, o objetivo principal é a elaboração de um panorama sócio-histórico sobre a relação entre desenvolvimento econômico e demanda social da educação em meio ao processo de modernização conservadora do capitalismo no Brasil. Construída por meio de pesquisa bibliográfica, identifica o caráter conservador-autoritário que fundamenta a transição político-econômica abarcada na periodização tomada neste trabalho, ideário este que se reflete e influencia a estrutura educacional. Palavras-chave: Educação. História. Conservadorismo. Modernização. Capitalismo.
Título do Evento
III Seminário Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: Para onde vai a educação? – Crise do capital, conservadorismo e desafios à democracia na América Latina (200 anos de Friedrich Engels)
Título dos Anais do Evento
Anais do seminário estado, trabalho, educação e desenvolvimento: para onde vai a educação? - crise do capital, conservadorismo e desafios à democracia na América Latina (200 anos de Friedrich Engels)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

GABRIEL, Andre Luís; ALVES, Fernanda Batista. MODERNIZAÇÃO CONSERVADORA E EDUCAÇÃO NO BRASIL (1871-1931).. In: Anais do seminário estado, trabalho, educação e desenvolvimento: para onde vai a educação? - crise do capital, conservadorismo e desafios à democracia na América Latina (200 anos de Friedrich Engels). Anais...Niterói(RJ) Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/seminariogpeted2020/269176-MODERNIZACAO-CONSERVADORA-E-EDUCACAO-NO-BRASIL-(1871-1931). Acesso em: 13/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes