“NA ESCOLA DO POVO, ENTRAI, MENINAS...” A EDUCAÇÃO DAS MULHERES NO RIO DE JANEIRO NO SÉCULO XIX

Publicado em 02/09/2020 - ISBN: 978-65-88243-21-3

Título do Trabalho
“NA ESCOLA DO POVO, ENTRAI, MENINAS...” A EDUCAÇÃO DAS MULHERES NO RIO DE JANEIRO NO SÉCULO XIX
Autores
  • JULIANA PADILHA DE OLIVEIRA
Modalidade
Trabalho Completo (português)
Área temática
História e Historiografia da Educação
Data de Publicação
02/09/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/seminariogpeted2020/268554-na-escola-do-povo-entrai-meninas-a-educacao-das-mulheres-no-rio-de-janeiro-no-seculo-xix
ISBN
978-65-88243-21-3
Palavras-Chave
Educação, Império, História das mulheres
Resumo
Na contramão da historiografia tradicional que por diversas vezes silenciou e tentou aniquilar a participação das mulheres na história do Brasil e do mundo, este trabalho, tem por objetivo discutir as diversas relações entre as discussões de gênero e das mulheres no Brasil Império, no espaço educacional. São apresentados os cenários econômicos, políticos e sociais que cercaram a inauguração das aulas para meninas no Rio de Janeiro, bem como a legislação que pautou e organizou este processo educacional. A trajetória das mulheres do passado possibilita compreender os discursos e cultura que estão presentes no dia a dia e moldam a concepção de educação e sociedade atual.
Título do Evento
III Seminário Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: Para onde vai a educação? – Crise do capital, conservadorismo e desafios à democracia na América Latina (200 anos de Friedrich Engels)
Título dos Anais do Evento
Anais do seminário estado, trabalho, educação e desenvolvimento: para onde vai a educação? - crise do capital, conservadorismo e desafios à democracia na América Latina (200 anos de Friedrich Engels)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

OLIVEIRA, JULIANA PADILHA DE. “NA ESCOLA DO POVO, ENTRAI, MENINAS...” A EDUCAÇÃO DAS MULHERES NO RIO DE JANEIRO NO SÉCULO XIX.. In: Anais do seminário estado, trabalho, educação e desenvolvimento: para onde vai a educação? - crise do capital, conservadorismo e desafios à democracia na América Latina (200 anos de Friedrich Engels). Anais...Niterói(RJ) Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/seminariogpeted2020/268554-NA-ESCOLA-DO-POVO-ENTRAI-MENINAS-A-EDUCACAO-DAS-MULHERES-NO-RIO-DE-JANEIRO-NO-SECULO-XIX. Acesso em: 21/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes