ASPECTOS DA GÊNESE DA INTERNACIONAL DA EDUCAÇÃO (IE) E SUA CONSOLIDAÇÃO POLÍTICA NO MUNDO E NA AMÉRICA LATINA

Publicado em 02/09/2020 - ISBN: 978-65-88243-21-3

Título do Trabalho
ASPECTOS DA GÊNESE DA INTERNACIONAL DA EDUCAÇÃO (IE) E SUA CONSOLIDAÇÃO POLÍTICA NO MUNDO E NA AMÉRICA LATINA
Autores
  • Isabella Delcorso
  • Carlos Bauer
Modalidade
Trabalho Completo (português)
Área temática
Movimentos Sociais e Lutas de Classe
Data de Publicação
02/09/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/seminariogpeted2020/268333-aspectos-da-genese-da-internacional-da-educacao-(ie)-e-sua-consolidacao-politica-no-mundo-e-na-america-latina
ISBN
978-65-88243-21-3
Palavras-Chave
Associativismo e sindicalismo docente, História da Educação, Internacional da Educação, Periodização histórica e social.
Resumo
Este trabalho procura estabelecer uma contribuição para os estudos históricos educacionais preocupados com a compreensão crítica e contextualizada sobre as origens e os embates políticos que formaram as primeiras organizações internacionais da educação, desde os primórdios do século XX até o momento de sua consolidação social. Do ponto de vista metodológico, será realizado um estudo do contexto histórico, político, econômico e social da inserção dessas organizações mundiais do magistério, pesquisa bibliográfica, documental e coleta de depoimentos. Objetiva-se a realização de entrevistas com os dirigentes das Internacionais da Educação em diferentes países, com isso procurando estabelecer condições de análise de como se deu a sua gênese, desenvolvimento e os seus desdobramentos, que culminaram com a organização unificada da Internacional da Educação (IE). Sediada em Bruxelas, a IE foi criada pela fusão das diferentes organizações de professores em 1993. No presente ela congrega 310 organizações de professores de 159 países, com mais de 30 milhões de professores e outros profissionais da educação, com significativa influência na organização mundial dos trabalhadores da educação na contemporaneidade. Na América Latina, conta com 17 países integrantes e 34 sedes. Por se tratar de trabalho em desenvolvimento, ainda não há resultados, apenas os aportes teóricos de sua fundamentação, o início da caracterização do período histórico estudado e as considerações parciais, que fazem tangíveis a continuidade e necessidade deste estudo.
Título do Evento
III Seminário Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: Para onde vai a educação? – Crise do capital, conservadorismo e desafios à democracia na América Latina (200 anos de Friedrich Engels)
Título dos Anais do Evento
Anais do seminário estado, trabalho, educação e desenvolvimento: para onde vai a educação? - crise do capital, conservadorismo e desafios à democracia na América Latina (200 anos de Friedrich Engels)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

DELCORSO, Isabella; BAUER, Carlos. ASPECTOS DA GÊNESE DA INTERNACIONAL DA EDUCAÇÃO (IE) E SUA CONSOLIDAÇÃO POLÍTICA NO MUNDO E NA AMÉRICA LATINA.. In: Anais do seminário estado, trabalho, educação e desenvolvimento: para onde vai a educação? - crise do capital, conservadorismo e desafios à democracia na América Latina (200 anos de Friedrich Engels). Anais...Niterói(RJ) Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/seminariogpeted2020/268333-ASPECTOS-DA-GENESE-DA-INTERNACIONAL-DA-EDUCACAO-(IE)-E-SUA-CONSOLIDACAO-POLITICA-NO-MUNDO-E-NA-AMERICA-LATINA. Acesso em: 20/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes