PELO DIREITO DE APRENDER E DEVER DE ENSINAR: ASPECTOS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Publicado em 02/09/2020 - ISBN: 978-65-88243-21-3

Título do Trabalho
PELO DIREITO DE APRENDER E DEVER DE ENSINAR: ASPECTOS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores
  • Monalisa Gazoli
  • Elieuza Aparecida de Lima
Modalidade
Trabalho Completo (português)
Área temática
Trabalho Infanto-Juvenil e Processos de Escolarização
Data de Publicação
02/09/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/seminariogpeted2020/268313-pelo-direito-de-aprender-e-dever-de-ensinar---aspectos-do-ensino-e-da-aprendizagem-na-educacao-infantil
ISBN
978-65-88243-21-3
Palavras-Chave
Educação, Educação Infantil, Formação de professores para a Educação Infantil, Curso de Pedagogia
Resumo
Parte do problema da identidade do professor da Educação Infantil decorre da indefinição quanto aos atos de ensinar e aprender nessa etapa escolar. Partindo dessa preocupante realidade abordam-se, neste artigo, questões referentes ao ensino e à aprendizagem nas instituições de Educação Infantil como imprescindíveis à formação humana integral das crianças nelas atendidas. Assim, tem-se como objetivo contribuir para o debate científico sobre a identidade do professor de crianças pequenas, por meio de considerações sobre sua formação inicial em curso de Pedagogia. Para tanto, realizou-se pesquisa documental e bibliográfica sobre o currículo da Educação Infantil, o direito da criança de aprender e o dever do professor de ensinar nessa etapa escolar, assim como a necessidade imprescindível de formação inicial consistente desses profissionais. Conclui-se, por meio da análise empreendida, que a legislação vigente e a produção científica indicam que a atribuição precípua do professor da Educação Infantil é o ensino (compreendido como ações pedagógicas intencionais decorrentes da concepção de criança capaz e sujeito social de direitos) resultante de sólida formação, iniciada, dentre outros, em cursos de graduação em Pedagogia.
Título do Evento
III Seminário Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: Para onde vai a educação? – Crise do capital, conservadorismo e desafios à democracia na América Latina (200 anos de Friedrich Engels)
Título dos Anais do Evento
Anais do seminário estado, trabalho, educação e desenvolvimento: para onde vai a educação? - crise do capital, conservadorismo e desafios à democracia na América Latina (200 anos de Friedrich Engels)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

GAZOLI, Monalisa; LIMA, Elieuza Aparecida de. PELO DIREITO DE APRENDER E DEVER DE ENSINAR: ASPECTOS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL.. In: Anais do seminário estado, trabalho, educação e desenvolvimento: para onde vai a educação? - crise do capital, conservadorismo e desafios à democracia na América Latina (200 anos de Friedrich Engels). Anais...Niterói(RJ) Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/seminariogpeted2020/268313-PELO-DIREITO-DE-APRENDER-E-DEVER-DE-ENSINAR---ASPECTOS-DO-ENSINO-E-DA-APRENDIZAGEM-NA-EDUCACAO-INFANTIL. Acesso em: 12/07/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes