BOLSONARO E O DESMONTE DA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DE KRUPSKAIA PARA UMA EDUCAÇÃO HUMANIZADORA NA INFÂNCIA

Publicado em 02/09/2020 - ISBN: 978-65-88243-21-3

Título do Trabalho
BOLSONARO E O DESMONTE DA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DE KRUPSKAIA PARA UMA EDUCAÇÃO HUMANIZADORA NA INFÂNCIA
Autores
  • Simone Silveira dos Santos
Modalidade
Trabalho Completo (português)
Área temática
Educação e Classes sociais
Data de Publicação
02/09/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/seminariogpeted2020/268025-bolsonaro-e-o-desmonte-da-educacao---contribuicoes-de-krupskaia-para-uma-educacao-humanizadora-na-infancia
ISBN
978-65-88243-21-3
Palavras-Chave
Educação, Humanização, Krupskaia.
Resumo
Ao longo da história, a educação sempre foi alvo de disputas e, no atual (des)governo, tem recebido duros ataques, uma guerra ideológica que vai da escolha à atuação de pessoas que figuraram como ministros no Ministério da Educação. Neste texto, busca-se refletir este não-lugar da educação no (des)governo Bolsonaro, que, sob a bandeira de luta ideológica contra o mito do comunismo que assola as escolas e universidades públicas brasileiras, dissemina ódio e nega a ciência. Apresenta-se, em contraposição, as contribuições da educadora Krupskaia para uma educação socialista na Rússia Soviética, buscando desvelar os princípios ali defendidos. Espera-se que tais pressupostos contribuam para as reflexões que se fazem necessárias nestes sombrios, lançando luz sobre o lugar dos seres humanos numa perspectiva de educação humanizadora, que vise à formação de novos homens e mulheres, atores e compositores de uma nova sociedade.
Título do Evento
III Seminário Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: Para onde vai a educação? – Crise do capital, conservadorismo e desafios à democracia na América Latina (200 anos de Friedrich Engels)
Título dos Anais do Evento
Anais do seminário estado, trabalho, educação e desenvolvimento: para onde vai a educação? - crise do capital, conservadorismo e desafios à democracia na América Latina (200 anos de Friedrich Engels)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SANTOS, Simone Silveira dos. BOLSONARO E O DESMONTE DA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DE KRUPSKAIA PARA UMA EDUCAÇÃO HUMANIZADORA NA INFÂNCIA.. In: Anais do seminário estado, trabalho, educação e desenvolvimento: para onde vai a educação? - crise do capital, conservadorismo e desafios à democracia na América Latina (200 anos de Friedrich Engels). Anais...Niterói(RJ) Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/seminariogpeted2020/268025-BOLSONARO-E-O-DESMONTE-DA-EDUCACAO---CONTRIBUICOES-DE-KRUPSKAIA-PARA-UMA-EDUCACAO-HUMANIZADORA-NA-INFANCIA. Acesso em: 23/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes