A RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO E A CONFIGURAÇÃO DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES

Publicado em 02/09/2020 - ISBN: 978-65-88243-21-3

Título do Trabalho
A RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO E A CONFIGURAÇÃO DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES
Autores
  • FERNANDA RIBEIRO DE SOUZA
Modalidade
Trabalho Completo (português)
Área temática
Organismos Supranacionais e Políticas Públicas
Data de Publicação
02/09/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/seminariogpeted2020/265948-a-relacao-entre-trabalho-e-educacao-e-a-configuracao-das-politicas-de-formacao-dos-trabalhadores
ISBN
978-65-88243-21-3
Palavras-Chave
Trabalho. Educação. Políticas Educacionais.
Resumo
Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica e aborda a relação entre trabalho e educação no capitalismo, a partir do referencial teórico marxista, relacionando essas categorias aos processos de regulação das estratégias e políticas de formação dos trabalhadores no país e na América Latina. Aborda alguns elementos que desvelam a relação trabalho e educação no capitalismo moderno a partir de uma análise das implicações pedagógicas diante da emergência dos regimes de acumulação taylorista, fordista e toyotista no decorrer dos processos de reorganização dos mecanismos de expansão da exploração e reprodução da lógica do capital. A partir dessa síntese, abordamos algumas influências do regime de acumulação toyotista, que se torna hegemônico a partir da consolidação do processo de globalização do capital e da e imposição da lógica regulatória neoliberal aos diversos Estados-nação, produzindo, com isso, modelos de regulação das estratégias educacionais visando legitimar o modelo de trabalhador e consumidor necessário à sociabilidade que se configura.
Título do Evento
III Seminário Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: Para onde vai a educação? – Crise do capital, conservadorismo e desafios à democracia na América Latina (200 anos de Friedrich Engels)
Título dos Anais do Evento
Anais do seminário estado, trabalho, educação e desenvolvimento: para onde vai a educação? - crise do capital, conservadorismo e desafios à democracia na América Latina (200 anos de Friedrich Engels)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SOUZA, FERNANDA RIBEIRO DE. A RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO E A CONFIGURAÇÃO DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES.. In: Anais do seminário estado, trabalho, educação e desenvolvimento: para onde vai a educação? - crise do capital, conservadorismo e desafios à democracia na América Latina (200 anos de Friedrich Engels). Anais...Niterói(RJ) Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/seminariogpeted2020/265948-A-RELACAO-ENTRE-TRABALHO-E-EDUCACAO-E-A-CONFIGURACAO-DAS-POLITICAS-DE-FORMACAO-DOS-TRABALHADORES. Acesso em: 24/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes