Título do Trabalho
CONDIÇÕES DO TRABALHO DOCENTE E DE TUTORIA NA EAD: FRAGILIZAÇÃO E PRECARIEDADE. N
Autores
  • Juliana Cordeiro Soares Branco
  • Daniela Oliveira R. dos Passos
Modalidade
Trabalho Completo (português)
Área temática
Avaliação de Sistemas, Planos e Programas Institucionais
Data de Publicação
02/09/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/seminariogpeted2020/245019-CONDICOES-DO-TRABALHO-DOCENTE-E-DE-TUTORIA-NA-EAD--FRAGILIZACAO-E-PRECARIEDADE-N
ISBN
978-65-88243-21-3
Palavras-Chave
Trabalho docente, Tutoria, Educação à distância.
Resumo
O presente texto visa abordar aspectos relacionados ao trabalho docente na Educação à Distância-EaD. Para tal apresenta estudo bibliográfico e documental sobre o tema, analisa a política UAB na perspectiva do trabalho de tutoria e como na contemporaneidade o capitalismo vem alterando a composição da classe trabalhadora, inclusive no âmbito educacional. Como considerações, entendemos que as experiências em EaD seja algo diverso, amplo e com uma multiplicidade de fatores que são positivos, como levar educação a lugares longínquos e de difícil acesso às instituições educacionais presenciais. Porém, o que chamamos a atenção é para a precariedade do trabalho docente e de tutoria que tem aspectos perversos de contratação, fragilização ou inexistência de vínculos empregatícios, além da sobrecarga de trabalho.
Título do Evento
III Seminário Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: Para onde vai a educação? – Crise do capital, conservadorismo e desafios à democracia na América Latina (200 anos de Friedrich Engels)
Título dos Anais do Evento
Anais do seminário estado, trabalho, educação e desenvolvimento: para onde vai a educação? - crise do capital, conservadorismo e desafios à democracia na América Latina (200 anos de Friedrich Engels)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

BRANCO, Juliana Cordeiro Soares; PASSOS, Daniela Oliveira R. dos. CONDIÇÕES DO TRABALHO DOCENTE E DE TUTORIA NA EAD: FRAGILIZAÇÃO E PRECARIEDADE. N.. In: Anais do seminário estado, trabalho, educação e desenvolvimento: para onde vai a educação? - crise do capital, conservadorismo e desafios à democracia na América Latina (200 anos de Friedrich Engels). Anais...Niterói(RJ) Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/seminariogpeted2020/245019-CONDICOES-DO-TRABALHO-DOCENTE-E-DE-TUTORIA-NA-EAD--FRAGILIZACAO-E-PRECARIEDADE-N. Acesso em: 19/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes