RELATO DE EXPERIÊNCIA: O APRENDIZADO EM SALA DE AULA NA DISCIPLINA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO DE CUIDAR NA SAÚDE DA MULHER

Publicado em 15/04/2025 - ISBN: 978-65-272-0809-9

Título do Trabalho
RELATO DE EXPERIÊNCIA: O APRENDIZADO EM SALA DE AULA NA DISCIPLINA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO DE CUIDAR NA SAÚDE DA MULHER
Autores
  • Letícia Siqueira Mena Barreto
  • Nathanael Ravi De Couto Cardoso
  • Nathallya Castro Monteiro Alves
Modalidade
Trabalho Científico
Área temática
Eixo II: Formação profissional na área da saúde da mulher
Data de Publicação
15/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/seminario-internacional-resm-lp-442281/860122-relato-de-experiencia--o-aprendizado-em-sala-de-aula-na-disciplina-de-enfermagem-no-processo-de-cuidar-na-saude-d
ISBN
978-65-272-0809-9
Palavras-Chave
Saúde da Mulher, Enfermeiro, Aprendizado, Assistência
Resumo
Relato de Experiência: O aprendizado em sala de aula na Disciplina de Enfermagem no Processo de Cuidar na Saúde Da Mulher Letícia Siqueira Mena Barreto, Acadêmica de Enfermagem na Universidade do Estado do Amazonas, Manaus-Am, lsmb.enf21@uea.edu.br Nathanael Ravi de Couto Cardoso, Acadêmico de Enfermagem na Universidade do Estado do Amazonas, Manaus-Am nrcc.enf21@uea.edu.br Nathallya Castro Monteiro Alves, Mestra em Promoção da Saúde, Desenvolvimento humano e sociedade, docente na Universidade do Estado do Amazonas, Manaus-Am. ncalves@uea.edu.br Eixo II: Formação profissional na área da saúde da mulher Introdução: No Brasil, a história da trajetória da mulher é marcada pelo crescimento constante de progressão, todavia, lenta. Dentro dessa historicidade, destaca-se o direito da mulher a frequentar a escola (1827), a faculdade (1879), a criação do primeiro partido político feminino (1932), além do sufrágio. Ademais, é salutar destacar que esses marcos se deram em virtude da união de cidadãs com uma finalidade única, conquistar os direitos devidos a mulheres do país (Santos, 2024). Nesse viés, emergiu-se o desenvolvimento de programas com vistas a integralizar e personalizar o atendimento à mulher a partir da criação em 2004, do Programa Nacional de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PNAISM), com vigência atual, a fim de promover a melhoria das condições de vida e saúde das mulheres brasileiras, mediante a garantia de direitos legalmente constituídos e ampliação do acesso aos meios e serviços de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde em todo território brasileiro. O PNAISM visa contribuir para a redução da morbimortalidade feminina no Brasil, especialmente por causas evitáveis, em todos os ciclos de vida e nos diversos grupos populacionais, sem discriminação de qualquer espécie. Além disso, busca ampliar, qualificar e humanizar a atenção integral à saúde da mulher no Sistema Único de Saúde (Souto, 2021). Logo, a instituição da Disciplina de Enfermagem no Processo de Cuidar na Saúde da Mulher, no plano de formação da Universidade do Estado do Amazonas, é de extrema importância para o desenvolvimento das competências habilidades necessárias ao enfermeiro. Essas competências incluem um profundo conhecimento das particularidades da saúde feminina, habilidades técnicas específicas além de uma abordagem humanizada e empática. O profissional de enfermagem deve estar preparado para atuar em diversas áreas, desde a atenção básica até a alta complexidade, garantindo um atendimento integral e de qualidade. É crucial que o cuidador possua conhecimentos em ginecologia e obstetrícia, compreenda as particularidades das doenças que afetam predominantemente as mulheres, esteja capacitado para realizar diagnósticos precoces, realize intervenções eficazes, estabeleça diálogo claro e acolhedor, respeite a individualidade da paciente e forme um ambiente de confiança. Objetivo: Relatar de forma científica a experiência de uma aluna do sétimo período de Enfermagem na disciplina de Enfermagem no Processo de Cuidar na Saúde da Mulher. Metodologia: Estudo descritivo - relato de experiência. Foram realizadas atividades em sala de aula como produção e exposição de cartazes, rodas de conversas, práticas do procedimento coleta de preventivo na qual foi treinado a abordagem com a paciente, manuseio dos materiais necessários e análise do aspecto do colo do útero. Ademais, houve a prática de rastreamento do câncer de mama com a técnica do autoexame das mamas. Além das aulas no formato tradicional de ensino com utilização de slides e quadro branco pelo docente. Resultados: A disciplina é essencial para a formação do enfermeiro na Universidade e cada didática aplicada teve parte no aprendizado do aluno ao longo do semestre. As aulas expositivas, tradicionais, foram utilizadas de base teórica para todas as atividades conseguintes e abordaram desde os princípios básicos da ginecologia e obstetrícia às políticas públicas proporcionadas às mulheres pelo Governo Brasileiro. Houve a produção e exposição de cartazes feitos pelos alunos, primeiramente foram analisados artigos sobre as condições de saúde que iriam ser englobadas naquele dia e a partir dessa leitura foram produzidos os materiais necessários para a didáticas. A exposição de cartazes incentivou a troca de informações e a discussão entre os alunos, promovendo um ambiente colaborativo de aprendizagem. As rodas de conversa proporcionaram um espaço aberto e mais lúdico a temas considerados tabus dentro da sociedade atual como o assunto sensível da violência doméstica, saúde mental feminina, casos de depressão pós-parto, infanticídio, sexualidade, abuso físico e sexual. Foram incluídas as leis que protegem a integridade da mulher e explicado como essas funcionam, além de qual o papel do enfermeiro diante de um caso inserido nesse contexto. As práticas de procedimentos incluíram a coleta de preventivo (Papanicolau) e o rastreamento do Câncer de Mama a partir do exame de toque, sendo esses decisivos para adquirir as habilidades técnicas específicas que os métodos requerem. Essas práticas não só melhoraram a destreza manual e a confiança dos alunos, mas também destacaram a importância da detecção precoce e do acompanhamento contínuo na prevenção de doenças graves. Conclusão: Após o exposto, é evidente que a trajetória das mulheres ao longo dos anos tem sido recompensadora, uma vez que os direitos conquistados são fundamentais para garantir uma vivência digna e satisfatória. Espera-se que os educadores discorram sobre essa história e os diversos temas pertinentes à saúde da mulher em sala de aula, afim de promover uma formação integral e consciente. A Disciplina de Enfermagem no Processo de Cuidar na Saúde da Mulher desempenha um papel crucial na capacitação de profissionais preparados para enfrentar os desafios específicos da saúde feminina. Através de uma combinação de métodos de ensino práticos e teóricos, a disciplina assegura que os enfermeiros estejam aptos a oferecer um cuidado integral, de qualidade e humanizado. As aulas expositivas fornecem a base teórica necessária, enquanto as atividades práticas, como a produção de cartazes, rodas de conversa e procedimentos técnicos, permitem a aplicação do conhecimento de forma concreta e contextualizada. Esse modelo educacional é especialmente eficaz para o desenvolvimento de competências, como a capacidade técnica para realizar diagnósticos e intervenções precoces, e a sensibilidade para abordar questões complexas. Além disso, as práticas de procedimentos são fundamentais para desenvolver a destreza manual e a confiança dos alunos. Essas experiências práticas destacam a importância da detecção precoce e do acompanhamento contínuo na prevenção de doenças graves, capacitando os enfermeiros a realizarem intervenções eficazes e baseadas em evidências. É pertinente destacar que o atendimento à mulher não se limita ao conhecimento técnico-científico. O enfermeiro deve ir além de uma metodologia mecânica e reducionista, construindo um relacionamento de confiança com a paciente. É responsabilidade do enfermeiro informar, acolher e orientar adequadamente a mulher, especialmente em momentos de fragilidade no âmbito hospitalar, sendo o cuidado humanizado crucial para garantir que as mulheres se sintam respeitadas e apoiadas durante todo o processo de atendimento. Portanto, a Disciplina de Enfermagem no Processo de Cuidar na Saúde da Mulher na Universidade do Estado do Amazonas representa um avanço significativo na formação de profissionais de saúde. Dispondo de um modelo educacional que pode servir como referência para outras instituições de ensino, promovendo a formação de profissionais comprometidos com a promoção da saúde e dos direitos das mulheres em todo o Brasil. A continuidade e expansão desse tipo de formação são essenciais para garantir que todas as mulheres recebam um atendimento de qualidade, integral e humanizado, refletindo diretamente na melhoria das condições de vida e saúde da população feminina. Palavras chaves: Saúde da Mulher; Enfermeiro; Aprendizado, Assistência Financiamento: Não houve Referências CAUSA, Nossa. Conquistas do feminismo no Brasil: uma linha do tempo. Nossa Causa. Disponível em: <https://nossacausa.com/conquistas-do-feminismo-no-brasil/?gad_source=1&gclid=CjwKCAjw9cCyBhBzEiwAJTUWNagAdJ7ow54x7HP2acjhDTa7z1M49hVRgDJvtu7OTtJoJ4t3JniFuRoCX98QAvD_BwE>. Acesso em: 24 maio 2024. MOREIRA, Lucas Calmon. Os jogos de interpretação e as estruturas de poder: Investigando a legitimidade da autoridade a partir de Max Weber. Revista Práxis Educacional, v. 20, n. 47, p. 1-16, 2024. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010. Acesso em: 27 maio 2024. 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Título do Evento
Seminário Internacional da RESM-LP
Cidade do Evento
Manaus
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Internacional da RESM-LP: Núcleo Amazonas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BARRETO, Letícia Siqueira Mena; CARDOSO, Nathanael Ravi De Couto; ALVES, Nathallya Castro Monteiro. RELATO DE EXPERIÊNCIA: O APRENDIZADO EM SALA DE AULA NA DISCIPLINA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO DE CUIDAR NA SAÚDE DA MULHER.. In: Anais do Seminário Internacional da RESM-LP: Núcleo Amazonas. Anais...Manaus(AM) UDDAE - ESA/UEA, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/seminario-internacional-resm-lp-442281/860122-RELATO-DE-EXPERIENCIA--O-APRENDIZADO-EM-SALA-DE-AULA-NA-DISCIPLINA-DE-ENFERMAGEM-NO-PROCESSO-DE-CUIDAR-NA-SAUDE-D. Acesso em: 20/07/2025

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