AS PRÁTICAS DE ENSINO EM HISTÓRIA E SUAS REPRESENTAÇÕES NO ENSINO MÉDIO

Publicado em 26/09/2016 - ISBN: 978-85-5722-004-1

Título do Trabalho
AS PRÁTICAS DE ENSINO EM HISTÓRIA E SUAS REPRESENTAÇÕES NO ENSINO MÉDIO
Autores
  • Williams Urbano
  • ALFREDO SOTERO ALVES RODRIGUES
Modalidade
Mesa Redonda
Área temática
Práticas de ensino e formação docente.
Data de Publicação
26/09/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/SEMETRO/32516-AS-PRATICAS-DE-ENSINO-EM-HISTORIA-E-SUAS-REPRESENTACOES-NO-ENSINO-MEDIO
ISBN
978-85-5722-004-1
Palavras-Chave
Ensino de História, Ensino Médio, Práticas de Ensino.
Resumo
Este trabalho possui o objetivo de apresentar resultados relativos a pesquisa sobre Ensino de história intitulado “Ensino de História e a formação de consciência. Representações das práticas de ensino de história em escolas públicas de Pernambuco”. Este projeto teve como objetivo geral investigar as representações das práticas de ensino da disciplina história de professores do ensino médio de uma escola pública em um bairro de Moreno. Neste trabalho, apresenta-se a discussão a respeito das práticas averiguadas entre os professores como constituintes do processo de ensino-aprendizagem da disciplina História nas três séries do ensino Médio. A partir dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais de 1997) para a disciplina História e os teóricos que pesquisam sobre o assunto, fundamentaram-se os conceitos de práticas educacionais para análise dos trabalhos destes profissionais da educação. De acordo com Libâneo (2002), a prática docente é uma ação reflexiva e vivenciada para, além da sala de aula e do ambiente escolar, refletir de modo crítico, sobre sua prática, buscando novos recursos para melhor aprimorar-se, desenvolvendo suas competências profissionais, contextualizando com a realidade vivida desses docentes. Desta forma, buscamos, a partir dos conceitos sobre prática docente, investigar como tem sido o ensino de História em sala de aula e como estes professores organizam as suas práticas de maneira a atender aos diversos sujeitos do campo de ensino-aprendizagem: os conteúdos específicos da disciplina, o recomendado pela Secretaria de Educação e as necessidades educacionais dos alunos na região de Moreno.
Título do Evento
I SEMETRO
Cidade do Evento
Jaboatão dos Guararapes
Título dos Anais do Evento
I Seminário de Educação da Regional Metropolitana Sul: Desafios do Ensino em Escolas Públicas (I SEMETRO)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

URBANO, Williams; RODRIGUES, ALFREDO SOTERO ALVES. AS PRÁTICAS DE ENSINO EM HISTÓRIA E SUAS REPRESENTAÇÕES NO ENSINO MÉDIO.. In: I Seminário de Educação da Regional Metropolitana Sul: Desafios do Ensino em Escolas Públicas (I SEMETRO). Anais...Recife(PE) FG, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SEMETRO/32516-AS-PRATICAS-DE-ENSINO-EM-HISTORIA-E-SUAS-REPRESENTACOES-NO-ENSINO-MEDIO. Acesso em: 26/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes