AS DIFICULDADES DOS ESTUDANTES COM O CONCEITO DE FUNÇÃO AFIM ANALISADAS EM LIVROS DIDÁTICOS DOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO

Publicado em 26/09/2016 - ISBN: 978-85-5722-004-1

Título do Trabalho
AS DIFICULDADES DOS ESTUDANTES COM O CONCEITO DE FUNÇÃO AFIM ANALISADAS EM LIVROS DIDÁTICOS DOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO
Autores
  • Aveilson José de santana
  • Vladimir Andrade
Modalidade
Comunicações orais
Área temática
Álgebra e Funções
Data de Publicação
26/09/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/SEMETRO/31753-AS-DIFICULDADES-DOS-ESTUDANTES-COM-O-CONCEITO-DE-FUNCAO-AFIM-ANALISADAS-EM-LIVROS-DIDATICOS-DOS-ENSINOS-FUNDAMENTA
ISBN
978-85-5722-004-1
Palavras-Chave
Dificuldades; Livro didático; Pesquisas; Função afim
Resumo
A função afim tem um importante papel na matemática estudada na educação básica, não só porque se apresenta como uma ferramenta para resolver problemas em diversas disciplinas, mas também porque pode contribuir com o desenvolvimento de habilidades que são importantes para o aprendizado de outros conceitos da matemática. Nesse trabalho, fizemos um levantamento de artigos e dissertações que apresentam as dificuldades que foram observadas em estudantes dos ensinos Fundamental e Médio quando eles estavam desenvolvendo atividades que envolviam a função afim. Também analisamos se as atividades propostas por livros didáticos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio englobam as dificuldades apontadas pelas pesquisas. Também verificamos uma convergência entre as atividades propostas pelos livros com algumas dificuldades relatadas pelos pesquisadores. Desse modo, com esse trabalho verificamos que embora haja certa convergência entre algumas dificuldades e as atividades dos livros didáticos, constatamos que em diversas situações os livros não dão tanta importância a questões consideradas relevantes pelos pesquisadores para o aprendizado da função afim.
Título do Evento
I SEMETRO
Cidade do Evento
Jaboatão dos Guararapes
Título dos Anais do Evento
I Seminário de Educação da Regional Metropolitana Sul: Desafios do Ensino em Escolas Públicas (I SEMETRO)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SANTANA, Aveilson José de; ANDRADE, Vladimir. AS DIFICULDADES DOS ESTUDANTES COM O CONCEITO DE FUNÇÃO AFIM ANALISADAS EM LIVROS DIDÁTICOS DOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO.. In: I Seminário de Educação da Regional Metropolitana Sul: Desafios do Ensino em Escolas Públicas (I SEMETRO). Anais...Recife(PE) FG, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SEMETRO/31753-AS-DIFICULDADES-DOS-ESTUDANTES-COM-O-CONCEITO-DE-FUNCAO-AFIM-ANALISADAS-EM-LIVROS-DIDATICOS-DOS-ENSINOS-FUNDAMENTA. Acesso em: 19/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes