Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
Nos últimos anos o termo "Desenvolvimento Sustentável" apareceu com frequência nos discursos e publicações presentes nos meios acadêmicos. Apesar de não ser uma nomenclatura nova, teve sua exposição intensificada quando a Organização das Nações Unidas lançou, no ano de 2015, os seus Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (os ODS) dentro de um plano de ação, conhecido por Agenda 2030. Com metas audaciosas, esse plano procura se firmar como um compromisso entre os países-membros das Nações Unidas para reduzir as desigualdades, melhorar as condições de acesso à saúde e educação, aumentar a prosperidade e a paz globais, proteger o planeta e as pessoas que nele vivem. Entretanto, para que uma política se consolide e deixe de ser apenas um conjunto de boas intenções, é necessário que a sociedade a abrace e crie meios para que suas palavras se transformem em ações.
Este ano, de retomada gradual da normalidade das instituições nacionais - após quatro anos de extenso conflito entre os discursos que negavam a necessidade de uma ciência forte e a geração prolífica de conhecimento acadêmico -, a temática do Desenvolvimento Sustentável se apresenta como uma resposta às demandas sociais represadas até então. Educação de qualidade, igualdade entre gêneros, atendimento universal de saúde, segurança alimentar, a redução das desigualdades de renda, são apenas alguns exemplos de esforços empreendidos pelas instituições de pesquisa para que o direto à uma vida plena e feliz sejam parte do cotidiano social.
Nesta direção, em alinhamento com o tema "Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável", proposto pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o IFRJ campus Mesquita apresenta a sua 6ª Semana Acadêmica, com ações extensionistas voltadas para a comunidade interna e externa, sempre com a preocupação de integrar as pesquisas realizadas nos seus diversos cursos de pós-graduação às necessidades da sociedade que o cerca. Ao fazer isto, fortalece a Agenda 2030 e contribui para a disseminação do conhecimento para além de seus muros, sua missão histórica.
Esta Semana Acadêmica foi elaborada pela comissão organizadora com muito compromisso, respeito às diversidades, compreensão das questões que envolvem a comunidade de Mesquita e seus arredores, bem como aquelas que dizem respeito às investigações realizadas no âmbito das temáticas do evento, como a Divulgação Científica, a Educação e a Neuroeducação.
Esperamos que este trabalho alcance aquelas mentes desejosas de compreender um pouco mais sobre os processos investigativos e seus desdobramentos para a comunidade acadêmica.
Prof.Raphael Argento de Souza,
Coordenador de Extensão.
{{item.denominacao}} |
Responsável
Coodenação Geral da Semana Acadêmica do IFRJ campus Mesquita
E-mail: snct.cmesq@ifrj.edu.br
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}